O verão chegou por aqui e nem só com a exposição solar é preciso ter atenção redobrada! Além do uso do filtro com FPS mais alto no rosto e no resto do corpo, é preciso ter cuidado com o que se come: é que existem alimentos benéficos para os dias mais quentes, que ajudam a desintoxicar o corpo e a melhorar o bronzeado, enquanto há outros que não caem tão bem quando ingeridos nas altas temperaturas. Para explicar melhor o que comer ou não durante o verão, a dermatologista Renata Sampaio, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explicou os detalhes. Confira!
Alimentos ricos em betacaroteno ajudam a bronzear a pele no verão
Você já deve ter ouvido falar que alimentos alaranjados e amarelados ajudam a deixar a pele bronzeada, e é pura verdade. De acordo com Renata Sampaio, frutas e legumes dessas cores, como abóbora, cenoura e laranja, contém betacaroteno, substância que estimula a pigmentação da pele. "Uma dica é tomar suco de laranja com cenoura e beterraba pela manhã", disse a dermatologista.
Apesar de não ter problema em ingerir esses alimentos durante o verão, a especialista lembrou os cuidados com a pele bronzeada. "Para um bronzeado mais uniforme e duradouro, hidrate a pele logo após o banho. Para quem exagerou, a dica é usar loções calmantes para evitar a descamação e o ardor", explicou a dermatologista, afirmando que há algumas peles claras que não bronzeiam! "Estas são as mais suscetíveis ao câncer de pele. Portanto, nesses casos, o recomendado é o uso do autobronzeador", explicou Renata.
Outros alimentos com betacaroteno:
- Nectarina
- Caqui
- Manga
- Damasco
- Acerola
- Melancia
- Batata doce
- Pimentão
- Couve
- Espinafre
Alimentos ácidos pedem atenção extra durante o verão
Os alimentos ácidos não costumam fazer mal à saúde durante o verão, mas podem afetar a aparência da pele. De acordo com a dermatologista Renata Sampaio, frutas como abacaxi, limão e laranja podem manchar a pele caso sejam expostas ao sol. Se isso acontecer, não há muito segredo. "Caso a pele entre em contato com algum alimento ácido, é importante lavar bem com sabão e água para tirar qualquer resquício", explicou a dermatologista.
Apesar dos cuidados com a laranja sob o sol, a vantagem é que a fruta contém vitamina C, sendo um ótimo antioxidante para a pele - o que ajuda no rejuvenescimento - além de ser refrescante para o corpo nos dias mais quentes.
4 dicas extras de alimentação durante o verão:
Diminua o sal: o sal pode reter líquido e aumentar os níveis da pressão arterial. Por isso, o consumo de alimentos muito salgados deve ser moderado durante o verão.
Diminua gorduras e frituras: batata frita, refrigerante e salgadinhos podem ser irresistíveis durante a época de férias ou na beira da piscina, mas tente comê-los com moderação durante o verão, já que podem afetar a circulação do sangue e ainda deixarem a pele oleosa, abrindo espaço para cravos e espinhas.
Água de coco e chá gelado: nem é preciso dizer que a água é muito importante para hidratar o corpo de dentro para fora, principalmente para quem consome álcool, mas água de coco e os chás gelados também ajudam a repor a água perdida durante o calor.
Suco natural: tente substituir a ingestão de sucos artificiais por sucos de frutas naturais, que são mais refrescantes e contém menos açúcar.
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.