Quem está pensando em adotar um visual com cabelos loiros ou já possui os fios nesse tom, sabe que é necessário ter uma rotina de cuidado especial com os fios, para poder manter o cabelo sempre bem tratado e sem aqueles aspecto amarelado e ressecado. Além disso, a manutenção da cor também é um ponto importante para que o cabelo loiro fique sempre belo e com fios brilhantes.
O blog de Beleza Extraordinária, trouxe 8 dicas de como manter o cabelo loiro saudável, além de te ajudar a entender porque é necessário apostar numa rotina especial para deixar os fios com tons radiantes.
Como pintar o cabelo de loiro?
Para poder alcançar o cabelo loiro dos sonhos, é necessário que você passe por alguns procedimentos de coloração e descoloração para alcançar o tom. Quem possui cabelo com tonalidades claras, como o castanho claro e o loiro escuro, pode até conseguir alcançar o tom de loiro mais claro apenas com coloração, uma vez que a coloração clareia até dois tons após o tom natural, sendo assim um processo mais longo para conseguir a cor desejada aos poucos, sem prejudicar a saúde da fibra.
Já quem possui o cabelo com tons mais escuros, como o castanho escuro e castanho médio, o caminho para alcançar o cabelo loiro desejado pode ser mais trabalhoso, necessitando passar por um processo de descoloração dos fios, para conseguir clarear o cabelo o suficiente para alcançar os tons dos fios bem claro.
Como saber qual tom de loiro escolher?
O contraste da pele com a tonalidade do cabelo é muito importante, pois o contraste errado pode acabar ofuscando a sua beleza e deixando ela em menor evidência, e o que era para combinar e formar um lindo visual, acaba tirando o seu brilho e presença.
Algumas tonalidades de loiro criam contrastes mais harmônicos com determinados tipos de pele.Separamos uma lista de cores de cabelo loiro que combinam com os subtons de pele:
#Subtom frio: quem possui a pele com subtom mais frio deve apostar no cabelo loiro com tons acinzentados e platinados.
#Subtom quente: para quem possui esse subtom de pele, vale a pena apostar no cabelo loiro com tons dourados, perolados.
8 dicas para manter o cabelo loiro saudável
O processo para ter um cabelo loiro, muitas vezes pode acabar agredindo a fibra capilar deixando-a sensibilizada e com a cutícula exposta, facilitando a desidratação dos fios e contribuindo para um aspecto opaco. É necessário investir pesado numa rotina de cuidados capilares para que o seu cabelo loiro possa ficar saudável, além de repor os nutrientes necessários para a recomposição da fibra capilar.
1. Escolha a coloração especial para fios loiros
A escolha da coloração é um ponto importante para o cabelo loiro. Após o procedimento de descoloração, é usado algumas colorações para poder ajudar na neutralização do fio e dar o acabamentos com tons dourados, acinzentados, perolados ou platinados.
Vale a pena escolher uma coloração que também nutre e hidrata, desta forma não resseca ainda mais o fio durante a coloração do mesmo.
2. Invista em uma coloração com kit de tratamento
Fique atenta ao tratamento que faz parte do kit de coloração, pois em geral, ele é desenvolvido para poder cuidar dos fios no pós-química, contribuindo para a revitalização do cabelo, proporcionando hidratação e cuidados exclusivos.
Alguns tratamentos presentes nos kit de coloração para cabelo loiro contam com produtos que ajudam a matizar os fios e a equilibrar o pH do cabelo, já iniciando os cuidados necessários para manter o cabelo loiro radiante e com o loiro sem aquele aspecto amarelado.
3. Use produtos de cabelo com função de reparação e cicatrização capilar
Um dos primeiros cuidados com o cabelo loiro começa nos produtos usados para a lavagem. O ideal é escolher uma linha de tratamento com shampoos e condicionadores que ofereçam cicatrização capilar, justamente para reparar os danos que acabam sendo mais comuns aos fios loiros, como quebra, ressecamento e opacidade.
O cronograma capilar é uma ótima opção para repor a hidratação, nutrição e massa na fibra capilar, pois você irá intercalar o uso de produtos de cuidados para cabelo, que contenham ativos com essas ações. A hidratação irá repor a água dos fios, para que o cabelo loiro possa ter maior retenção de água e não ficar ressecado. A nutrição é responsável pela reposição de lipídeos, ajudando a formar uma proteção natural na fibra capilar, Já a reconstrução, repõe a massa que os fios perdem no processo de descoloração, dessa forma fortalece a fibra com proteínas, queratina e aminoácidos.
4. Aposte no óleo capilar diariamente para os fios loiros
Pode acreditar, o cabelo loiro bonito e saudável tem como melhor amigo o óleo capilar. O que acontece é que os fios claros costumam ressecar e perder nutrição com maior facilidade e para driblar esse problema, o jeito é repor a nutrição das pontinhas com o óleo finalizador. Escolha uma fórmula leve e use o produto nos cabelos úmidos após a lavagem ou nos fios secos sempre que achar necessário.
5. Não se esqueça do protetor térmico antes da chapinha ou babyliss
E por falar em finalizadores, nada de esquecer do protetor térmico sempre que for secar os cabelos ou fazer alguma estilização com chapinha e babyliss. O calor excessivo dessas ferramentas pode prejudicar os fios loiros e deixá-los mais fracos ou sem brilho, se tornando fundamental usar um leave-in ou óleo capilar antes de usar as fontes de calor e evitar danos por conta da alta temperatura.
6. Tente evitar a água quente na hora de lavar o cabelo
Parece só um detalhe, mas a temperatura quente da água na lavagem dos fios não faz bem ao cabelo loiro. Todo calor excessivo em contato com o cabelo loiro acaba fragilizando e desbotando o visual, por isso, o indicado é lavar os cabelos mais claros fora do banho com a água fria ou morna, para amenizar qualquer dano nos fios.
7. Invista na hidratação caseira e potencialize o efeito com o óleo capilar
Um dos cuidados mais importantes na manutenção do loiro é a hidratação caseira — para manter o nível de água e nutrientes sempre na medida certa— garantindo cabelos macios, maleáveis e cheios de brilho. Para potencializar a ação da máscara hidratante nos fios, você pode usar um óleo vegetal junto com máscara de tratamento, potencializando o efeito da hidratação e deixando os cabelos bem nutridos e hidratados.
8. Redobre o cuidado com o cabelo loiro na praia e piscina
Por fim, se você pratica natação ou só é uma apaixonada por praia ou piscina, não se esqueça de proteger os fios loiros do sal e cloro. Para evitar o efeito esverdeado ou ressecamento do cabelo loiro, lembre-se de aplicar um leave-in ou óleo capilar em toda a extensão do fio antes de mergulhar na água, dessa forma o produto cria uma barreira nos fios, evitando a ação do cloro ou da água salgada nos cabelos loiros.
Conheça as colorações de L’oréal Paris
As colorações de L’Oréal Paris são desenvolvidas com eficiência e qualidade para todos os tipos de cabelo. Em seu portfólio, contém duas linhas com tonalidade de loiro que irão deixar a sua mudança visual deslumbrante e com cores radiantes.
A linha de Imédia Excellence Creme possui tons de coloração para cabelos loiros, que proporcionam cores intensas de longa duração. A coloração permanente de L’Oréal Paris conta também com a Coloração de Triplo Cuidado, que foi inspirado na rotina de salão para oferecer um tratamento completo na sua casa.
Para quem ama cabelos loiros com tons frios, a linha de Imédia Excellence Blonde Supreme foi pensada para oferecer uma coloração de loiros frios e sem reflexos alaranjados, deixando os fios com loiros estonteantes. Em seu kit de coloração, possui o exclusivo cuidado matizador, que conta com pigmentos violetas, ajudando na neutralização dos reflexos do cabelo loiro.