Quem tem cabelo fino conhece bem a dificuldade para deixá-los com mais volume e movimento. Tem dias que parece que nenhum produto ou finalização é suficiente para ter sucesso e conseguir fios mais encorpados - e, por causa disso, perder tempo em frente ao espelho começa a parecer desnecessário. Mas você tem certeza de que está realmente fazendo tudo certo? Para descobrir, confira a matéria com os 6 erros que podem colocar tudo a perder e saiba como fugir de cada um deles!
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
1 - Exagerar na quantidade de finalizador
Um dos erros mais graves que as donas de cabelos finos podem cometer é exagerar na quantidade de produto na hora da finalização - o que acaba resultando em madeixas oleosas, pesadas e ainda mais minguadas. Mas, para fugir disso, existe um truque que vai te fazer nunca mais pesar a mão na quantidade de creme: usar a metade do que você usaria normalmente, adicionando mais um pouco apenas se, no final de tudo, perceber que não estilizou com o necessário.
2 - Usar muito condicionador e aplicá-lo na raiz
Mas não é só na hora da finalização que é preciso tomar cuidado com o exagero: na lavagem, também é importante ficar atenta à quantidade de condicionador e, principalmente, no local da aplicação. Como os cabelos finos costumam pesar com mais facilidade, o segredo é escolher produtos com composição mais leve - ou seja, que não contem com excesso de óleos ou de componentes muito hidratantes -, e aplicar um pouco dele apenas nas extremidades. Além disso, vale lembrar que evitar a raiz é mais do que necessário para fugir do efeito minguado que é comum nesse tipo de fio.
3 - Usar o secador puxando os fios para baixo
Outro detalhe importante para aumentar o volume é usar o secador com a técnica certa. Você sabia que secar o cabelo puxando-os para baixo é um dos maiores erros que você pode cometer na busca pelo volume? Para conseguir encorpar as madeixas usando a fonte de calor, o correto mesmo é sempre puxar a raiz para cima, longe da cabeça, tomando o cuidado de deixar os fios com uma aparência mais arredondada. Só com isso, você já vai perceber como a etapa de estilizar as madeixas ficará bem mais fácil.
4 - Escolher o corte errado
Já tentou tudo isso e, ainda assim, não teve resultado? Seu problema pode ser o corte de cabelo! O comprimento muito longo, por exemplo, não é uma das melhores escolhas para as donas de madeixas finas por deixarem os fios pesados e com muito menos volume; mas, ao mesmo tempo, exagerar na quantidade de camadas também não favorecerá o visual.
Para acertar o look, antes de qualquer outra coisa, a dica principal é priorizar os cortes na altura dos ombros ou os mais curtos, para evitar que o cabelo pese e perca o pouco volume que já têm. Feito isso, é só escolher o estilo que mais te agrada entre as possibilidades que ajudam a criar um aspecto mais encorpado: camadas suaves no comprimento, lob anguloso, bob com finalização despojada ou, ainda, com franja - que garante o volume no topo da cabeça.
5 - Secar o cabelo com a toalha de banho comum
Outro erro que deve ser evitado para manter a saúde dos cabelos finos é não secar as madeixas com a toalha de banho comum - prática que muita gente faz sem ter ideia de como essa medida pode ser prejudicial por facilitar a quebra dos fios. Para fugir disso, a dica é bem simples: reserve uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão velha para evitar que as cutículas se desgastem por causa do atrito causado com o tecido tradicional.
6 - Excesso de lavagens
Como os cabelos finos tendem a ser mais oleosos, muitas mulheres acabam exagerando na quantidade de lavagens para evitar o aspecto seboso; mas, ao contrário do que elas pensam, essa medida não é recomendada por acabar danificando a textura mais delicada desse tipo de fio. Por isso, ao invés de investir em lavagens diárias, o ideal é alternar o procedimento por, pelo menos, um dia sim e outro não - caso a oleosidade seja realmente um problema.
Matéria publicada em 18 de março de 2021, por Webedia.