O acidificante capilar é um produto que atua no combate à porosidade do cabelo, deixando-o com o pH equilibrado, por esse motivo é muito procurado para fazer parte da rotina de cuidados capilares e ajudar no tratamento dos fios. Apesar de ser um produto excelente e muito eficaz, há muitas dúvidas em torno do seu modo de uso e de como deve ser incluído no cronograma capilar.
O blog de Beleza Extraordinária separou 3 dicas de como incluir o acidificante capilar na sua rotina de cuidados e conseguir equilibrar o pH dos fios, garantindo brilho ao cabelo.
O que é acidificante capilar?
O acidificante capilar é um produto de cuidados capilares, desenvolvido para manter o pH do cabelo equilibrado. O fio de cabelo é devido a algumas ações externas e uso de alguns produtos capilares, o pH pode acabar ficando mais alcalino, desta forma o fio pode apresentar maior porosidade e outros danos. É aqui que entra o acidificante capilar, ajudando no reequilíbrio da fibra capilar.
Quais os benefícios do acidificante capilar?
Ao usar o acidificante capilar, você obtém alguns benefícios que são muito importantes para manter os fios bem cuidados e saudáveis. O acidificante atua na selagem da cutícula capilar, reparando os danos dos fios e ajudando no fortalecimento do cabelo, uma vez que age no equilíbrio do pH dos fios, contribuindo para para que ele não sofra com a alcalinização que alguns procedimentos químicos podem fazer.
Quem precisa usar acidificante capilar?
O acidificante capilar é recomendado para quem sofre com danos nos fios, como frizz, ressecamento e porosidade. Como a acidificação ajuda a equilibrar o pH do cabelo, quem sofre com danos causados por agentes externos, alisamentos e uso excessivo de fontes de calor e química, se beneficia da ação do acidificante, que tem como objetivo deixar o cabelo com o pH que é naturalmente ácido. Além disso, pessoas que possuem cabelos com curvaturas, também tendem a necessitar do uso de acidificante, uma vez que a oleosidade do cabelo nem sempre consegue alcançar o comprimento, deixando os fios sem a lubrificação natural.
3 formas de usar o acidificante capilar
Apesar do acidificante capilar ser um produto fácil de ser utilizado, há algumas maneiras que podem potencializar a ação dos acidificante e promover maior tratamento para seu cabelo poroso, resultando em fios alinhados, selados e com brilho. O Acidificante Ultra Gloss possui pH ácido e Ácido Glicólico em sua composição, atuando no combate à porosidade dos fios e proporcionando cabelos alinhados com brilho ultra gloss.
1- Antes da máscara de tratamento
Utilizar o acidificante antes da máscara de tratamento irá potencializar a ação do tratamento e deixar os fios mais nutridos. Isso ocorre pois o acidificante tem como objetivo deixar o cabelo com o pH natural, que é ácido. Os produtos de cuidados capilares, por vezes, costumam ter uma acidez alcalina, desequilibrando o pH natural do fio e ocasionando o ressecamento e dilatação da cutícula, impedindo que os nutrientes necessários sejam devidamente absorvidos pelo fio.
Nesse caso, ao usar o acidificante antes da máscara de tratamento, você irá promover o equilíbrio do pH do fio, fazendo com que haja melhora na qualidade do cabelo e ajudar a deixar a cutícula selada. Em seguida, ao usar a máscara de tratamento, seu cabelo irá receber o cuidado necessário para repor as proteínas e ceramidas importantes para saúde do fio, que dessa vez será melhor absorvido por conta da estabilização do pH do cabelo.
2- Acidificante com condicionador
No dia a dia, você também pode utilizar o acidificante capilar. Lembrando que não deve ser um uso diário, mas sim, recorrente de pelo menos duas vezes por semana. Ao usar o acidificante antes do condicionador você consegue garantir que o cabelo possa absorver melhor os nutrientes presentes no produto, fazendo com que a manutenção seja menos trabalhosa e o seu cabelo fique com a porosidade mais amena.
3- Acidificante com óleo capilar
O uso do acidificante antes do óleo capilar contribui para que seu cabelo possa absorver melhor os benefícios que o óleo capilar tem a oferecer para seu cabelo, principalmente no reforço da barreira lipídica, formando uma película protetora em torno da cutícula do cabelo. O Óleo Extraordinário formará uma dupla imbatível com o acidificante, pois sua fórmula contém 6 óleos de flores raras que atuam na nutrição intensa do fio, deixando-os nutridos e ajudando no controle do frizz.
Com qual frequência usar o acidificante capilar?
A acidificação deve ser feita pelo menos uma vez por semana e no máximo duas vezes na semana, a depender muito de como está a porosidade do seu cabelo. Não é recomendado realizar diariamente ou exagerar a sua aplicação, uma vez que pode ocasionar no efeito rebote, portanto tenha cautela na sua aplicação.
Conheça a linha Glycolic Gloss de Elseve
Para que seus cabelos possa estar sempre impecáveis, com brilho ultra gloss e bem cuidados contra a porosidade, a linha de Elseve Glycolic Gloss desenvolvida com pH ácido e Ácido Glicólico para que seus cabelos tenha fios selados, com brilho e sem porosidade. Por ser uma linha completa, é possível ter um tratamento potente, cuidando do seu cabelo em todas as etapas de cuidado, além de laminar as cutículas e garantir brilho ultra gloss para seus fios.