As pontas duplas são uma verdadeira dor de cabeça para as mulheres, principalmente para quem está na saga de deixar o cabelo crescer! Para quem não quer aparar com a tesoura, a boa notícia é que dá, sim, para recuperar as pontas duplas sem cortar: é que a descamação do fio nas pontas só acontece quando os cabelos estão danificados, seja por química ou motivos externos como muito sol ou muito vento sem proteção. Por isso, nada melhor do que montar uma série de tratamentos que vão acabando com as pontas duplas aos poucos. Confira quais são!
Aposte no leave-in para amenizar o desgaste das pontas duplas
A primeira dica é começar pelo tratamento mais básico, rápido e simples: aplicar um leave-in diariamente nos cabelos. O item é curinga porque funciona até para quem não lava as madeixas todos os dias - como as donas de cabelos mais secos - porque existem versões de leave-in que podem ser aplicadas até nos cabelos secos. O produto vai selar as pontas, entregando nutrientes como ceramidas, por exemplo, que vão tratando e amenizando o desgaste das pontas aos poucos. Além disso, o leave-in pode ter proteção térmica contra o calor do secador e da chapinha, que piora e, muito, a descamação das pontas.
Dica: Escolha um leave-in que tenha textura leve para que possa ser absorvido profundamente pelo fio e não apenas servir como uma "maquiagem" para o cabelo.
Aposte em hidratação ou reconstrução para cabelos danificados para acabar com as pontas duplas
Pontas duplas são um dos primeiros sinais de ressecamento extremo do cabelo. É quando os fios passaram a ficar não apenas sem água, mas também sem os nutrientes que deixam o fio forte e nutrido, como queratina ou ceramidas, fazendo com que fiquem fracos e com tendência à quebra. Por isso, para quem não quer cortar o cabelo, será preciso começar a hidratar e a reconstruir as madeixas com cremes de tratamento a cada 15 dias, principalmente para quem usa química. A máscara será absorvida pela fibra capilar encorpando o fio, fazendo com que esse cresça forte e mais resistente.
Alterne a máscara de tratamento com o óleo capilar com a técnica da umectação
Outra técnica que vai encorpar os seus fios e entregar nutrientes à fibra capilar é a umectação, que virou queridinha das donas de cabelo cacheado e crespo, - que são as que mais sofrem com as pontas duplas. A umectação é feita com o óleo capilar agindo no cabelo inteiro por cerca de 2 horas e pode ser feita em qualquer tipo de fio, incluindo os lisos e ondulados que têm química de coloração ou alisamento. Aqui você aprende um passo a passo completo de como fazer umectação: a dica é alternar entre a hidratação, a nutrição ou à reconstrução capilar feitas com as máscaras de tratamento.
Dica: A umectação acelera o crescimento dos cabelos porque ativa a circulação sanguínea através da massagem no couro cabeludo com o óleo. Assim, os fios vão crescendo mais rápido e você pode arriscar cortar 1 ou 2 dedos das pontas se elas ainda estiverem extremamente quebradas.
Dicas básicas do dia a dia para acabar com as pontas duplas
Agora que você já sabe os principais tratamentos que acabam com as pontas duplas, que tal aprender os cuidados diários que previnem a quebra? Confira:
- Na hora de lavar os cabelos com shampoo, não esfregue as pontas para limpar os fios. A dica é enluvar o comprimento com o produto, de cima para baixo;
- Quando for secar os cabelos, não esfregue a toalha nos fios, porque esse movimento causa fricção e, consequentemente, quebra;
- Seja gentil ao pentear os cabelos: se eles costumam ter muitos nós, comece a pentear de baixo para cima;
Matéria publicada em 26 de fevereiro 2021, por Webedia.