Já ouviu falar em hidronutrição para os cabelos? A técnica nada mais é do que a junção de hidratação com nutrição, dois dos métodos mais vantajosos para quem tem cabelos secos, como os crespos e cacheados - e também para aqueles que estão danificados por coloração ou alisamento. A vantagem da hidronutrição é que ela é prática e entrega diversos benefícios de uma só vez, otimizando o cronograma capilar. Confira as dicas de como fazer!
Que tipo de cabelo pode apostar na hidronutrição?
Assim como a hidratação e a nutrição, a hidronutrição pode ser feita em qualquer tipo de cabelo que esteja ressecado e sem vida: cacheados, crespos, lisos, ondulados e finos. Os cacheados e crespos são os que mais possuem vantagem, porque são naturalmente secos e precisam de certas substâncias para ficarem brilhosos e macios. Quem passa por colorações ou químicas de alisamento também pode fazer a hidronutrição porque ela devolve tudo aquilo que foi retirado da fibra capilar. Entenda melhor os detalhes de cada uma:
Hidratação: A hidratação devolve a água aos cabelos através das máscaras de tratamento. Sem água, o cabelo fica poroso e quebradiço, abrindo espaço para frizz e pontas duplas. Na hidratação, são devolvidos aminoácidos, queratina e ceramidas.
Nutrição: A nutrição devolve os lipídios dos cabelos, ou seja, a sua gordura natural através de óleos e manteigas, recuperando o brilho e, assim, amenizando o frizz e deixando os fios mais alinhados. Para nutrir o cabelo, a técnica mais conhecida entre as mulheres tem sido a umectação.
Como escolher os produtos usados na hidronutrição?
Para fazer uma hidronutrição, o que você vai precisar é de uma máscara de hidratação e de um óleo capilar. A máscara pode ser específica para o tipo do seu fio - cacheados e crespos, lisos, oleosos ou coloridos - ou de acordo com os danos do seu cabelo: ressecado, quebradiço e agredidos por química, entre outros. Já o óleo pode conter ingredientes como extrato florais, argan ou óleo de coco. Confira o passo a passo:
1 - Lave os cabelos com shampoo e não aplique condicionador;
2 - Em um recipiente, coloque a quantidade de máscara de hidratação suficiente para o comprimento do seu cabelo e uma colher de sopa do óleo capilar;
3 - Aplique a mistura mecha a mecha, enluvando o comprimento até as pontas. Para quem tem cabelos cacheados e crespos, vale aplicar desde a raiz;
4 - Deixe a mistura agir de 20 a 30 minutos;
5 - Depois, enxague os fios com água morna utilizando o método UPCE, que significa aplicar um condicionador para remover o óleo com facilidade e selar as cutículas;
6 - Deixe o cabelo secar naturalmente ou seque com difusor ou secador.
Como fica o cronograma capilar com a hidronutrição?
No cronograma capilar, cada técnica - hidratação, nutrição e reconstrução - é feita separadamente em cada dia da semana. Para quem aposta na hidronutrição, que são os dois primeiros procedimentos da tabela oficial, o resto do cronograma pode pular direto para a reconstrução. É legal lembrar que cada tipo de cabelo tem uma tabela diferente, porque vai depender da necessidade dos fios, e que para fazer a reconstrução, será preciso esperar 48 horas. Aqui, você pode conferir como fazer um cronograma capilar completo.
Matéria publicada em 29 de março 2021, por Webedia.