Quem tem cabelo seco já sabe: reservar um tempo para tratamentos como hidratação e umectação dos fios é mais do que necessário para que eles fiquem bonitos e com aparência sedosa. Mas, para garantir um resultado realmente eficaz, é preciso ficar alerta para descobrir todos os mitos e verdades que fazem parte desse universo das madeixas secas. Pensando nisso, a hairstylist Lu Carrilho esclareceu 7 dúvidas sobre o assunto para facilitar a rotina de cuidados de quem sofre com o ressecamento. Confira!
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
1 - A quantidade de creme influencia no resultado da hidratação
Mito. Segundo Lu Carrilho, a quantidade de creme não influencia o resultado da hidratação e nem turbina os cuidados contra ressecamento; só é preciso considerar o tamanho dos fios para que todas as mechas sejam beneficiadas pelo produto."É claro que a quantidade de creme deve ser medida pela quantidade de cabelo, pensando proporcionalmente, mas gastar mais creme que o necessário não significa que seus fios ficarão mais hidratados", esclarece a profissional.
2 - A massagem capilar é quem estimula o crescimento dos fios na umectação
Verdade. Na hora da umectação - procedimento que nutre e hidrata profundamente os cabelos secos -, os óleos capilares são os responsáveis por fatores como diminuição do frizz, aumento do brilho e aspecto saudável; mas o crescimento dos fios - mais um dos benefícios da técnica - é garantido pela massagem. "O óleo apenas garante um 'plus'. O que realmente estimula o crescimento dos fios é a melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo, obtida através da massagem capilar", afirma Lu Carrilho.
3 - Quanto mais tempo o creme ficar no cabelo, melhor o efeito
Mito. Ao contrário do que muita gente acredita, aumentar o tempo de ação de um produto não aumenta a eficácia da hidratação nos fios ressecados e pode causar, inclusive, um efeito rebote. De acordo com a hairstylist, hoje em dia, a tecnologia avançada dos cosméticos permite que os cremes já sejam criados para atingir seu objetivo dentro do espaço de tempo recomendado na embalagem. "Pode parecer pouco, mas se o fabricante indica ação de 3 minutos, acredite: 3 minutos serão suficientes para que você consiga o máximo que aquele produto pode te dar. Extrapolar esse tempo, provavelmente, te dará um 'efeito rebote'", explica.
4 - O óleo capilar turbina as máscaras de tratamento
Verdade. Como os cabelos ressecados precisam repor a oleosidade que falta nos fios, enriquecer os produtos com óleos é uma maneira de garantir a hidratação e a nutrição que eles precisam para o efeito brilhoso e sedoso. "Cabelos ressecados precisam de óleo e algumas máscaras não o têm em quantidade suficiente na composição. Nesse caso, adicioná-lo no produto aumenta, sim, o poder de tratamento do creme", afirma Lu Carrilho.
5 - O creme de massagem não deve ser aplicado na raiz
Verdade. Segundo a cabeleireira, os cremes de tratamento só devem ser aplicados na raiz se esta for a orientação do fabricante! Caso contrário, por causa da composição que foi feita pensando apenas nas pontas secas, os fios podem acabar pesados, oleosos e com resíduos de produtos - o que pode facilitar o surgimento de problemas mais sérios, como as caspas.
6 - Colocar a mão dentro do creme de pentear pode diminuir sua eficácia
Verdade. Embora muita gente não dê a devida atenção à recomendação de não pegar o creme com as mãos, ela não se trata de um mito: as mãos podem, sim, contaminar o produto e prejudicar o resultado nos fios! Lu Carrilho explica o motivo: "nossas mãos, mesmo depois de lavadas, estão cheias de bactérias e fungos, principalmente embaixo das unhas. Por isso, pegar o creme com elas 'contamina' o produto dentro da embalagem, causando a oxidação do creme e a redução de sua eficácia". Sendo assim, na hora de hidratar as madeixas, a dica é seguir a recomendação da profissional e sempre retirar o produto da embalagem com uma espátula.
7 - Usar sempre a mesma máscara vicia os cabelos
Mito. De acordo com a profissional, nenhuma máscara perde seu efeito porque as madeixas se acostumaram com ela, mas, sim, porque elas estão precisando de cuidados que contem com outros ativos na composição. "Quando um cabelo não está respondendo mais ao tratamento, significa que suas necessidades mudaram e é hora de mudar de creme", afirma Lu Carrilho.
Matéria publicada em 22 de Março de 2021, por Webedia.