Você conhece todas as formas de usar o leave-in? Definido como um creme sem enxágue - para ser “deixado” no cabelo, como o nome sugere - o produto deve ser aplicado depois da lavagem e pode ser usado em todas as texturas de fios. Ele é importante para proteger o cabelo dos danos causados pelo ambiente e pelas ferramentas de calor, mas seus efeitos são múltiplos: o leave-in é um ótimo aliado para hidratar, definir e proteger ainda mais os fios. Conheça cinco jeitos de finalizar os fios com o produto!
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
1. O leave-in pode potencializar a hidratação
O ideal é que o leave-in seja aplicado depois de lavar o cabelo, com os fios ainda úmidos. Se você também aproveitou a lavagem para aplicar uma máscara de tratamento, o produto pode ajudar a potencializar seus efeitos! Normalmente, as fórmulas dos leave-ins costumam ser bem hidratantes, o que deixa os cabelos mais macios e brilhosos.
Dica: Para ganhar um pouquinho mais de tempo na hora de lavar o cabelo, você pode usar o leave-in logo depois do banho. Basta passá-lo depois do condicionador, tirando o excesso de água antes da aplicação.
2. Produto também pode ser usado como um termoprotetor
Para quem tem o hábito de usar chapinha e secador, o leave-in pode ser um grande aliado! Além das hidratantes, o produto também pode ter propriedades termoativas, indispensáveis para quem não dispensa as ferramentas de calor. O leave-in vai atuar fechando as escamas dos fios, mantendo o cabelo mais alinhado, protegido e ainda ajudando na durabilidade da escova.
3. Use o leave-in para combater o frizz - sem exagerar na quantidade de produto para o cabelo não pesar
O leave-in também ajuda a disciplinar o cabelo, motivo pelo qual se tornou queridinho das donas de mechas mais rebeldes. Por hidratar e realinhar os fios, ele também pode ser usado para controlar o frizz! Concentre o leave-in no comprimento e nas pontas do cabelo, evitando a raiz para não deixá-la oleosa. Ah, e para não deixar o cabelo pesado, não exagere na quantidade aplicada e use um pente para ajudar a distribuí-la pelos fios!
4. Meninas com o cabelo liso podem usar o leave-in para potencializar o efeito e reduzir o volume dos fios
Quem tem o cabelo liso também pode aproveitar os benefícios do leave-in - uma das principais queixas de quem exibe esse tipo de fio é o cabelo desalinhado, o que pode ser reduzido com o auxílio do produto. Aplique o leave-in nos cabelos úmidos e penteie para espalhar o produto de forma uniforme ao longo das mechas. Depois, você pode finalizá-lo da forma como preferir, deixando que seque ao natural ou usar o combo secador e chapinha para potencializar o efeito liso.
5. Leave-in é aliado das cacheadas na hora da hidratação e da finalização
O leave-in é um produto ideal para quem tem o cabelo cacheado - esse tipo de fio costuma ser um pouco mais seco devido ao formato anelado, que dificulta que a oleosidade natural chegue até as pontas. Assim, os cachos precisam de muita hidratação para estarem sempre bonitos, e bem-cuidados e o finalizador vai ajudar nesse sentido! E mais: a combinação leave-in e texturização é ótima para dar mais definição ao cabelo cacheado. Basta aplicar o produto no cabelo ainda úmido e ir amassando as pontinhas ou até investir em técnicas mais elaboradas como a fitagem.
Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.