As pontas duplas são o sinal mais claro de que o cabelo precisa de uma atenção extra no quesito hidratação: quando os fios estão ressecados, eles ficam frágeis e começam por se dividir ao meio, no sentido do comprimento. Mas não é só a tesoura que pode acabar com o problema - veja 5 coisas que você pode fazer para acabar com as pontas duplas!
1. Tratamento com vela
O tratamento com vela para eliminar as pontas duplas, também chamado de velaterapia, está na moda por ser a opção certeira de quem quer recuperar a aparência dos fios sem abrir mão do comprimento! O procedimento faz uso da chama de uma vela para "queimar" levemente as pontas duplas que sobressaem ao torcer cada mecha, e não deve ser feito em casa. O ideal é entregar o serviço nas mãos de um profissional qualificado.
2. Leave-in de tratamento
O leave-in de tratamento funciona tanto para prevenir o aparecimento de pontas duplas quanto para reparar e disfarçar a aparência ressecada. O ideal é apostar em fórmulas reconstrutoras, para garantir a reparação intensa da fibra capilar; e ainda nas que possuem ação termoprotetora, para evitar os danos das ferramentas quentes como chapinha e secador.
3. Corte bordado tradicional
Não é preciso fugir completamente da tesoura! O corte bordado é outra das soluções para pontas duplas que não influencia o comprimento. O profissional separa mechas finas e torce cada uma delas; depois, vai aparando ao longo de cada mecha torcida as pontas que ficam "espetadas" e evidentes.
4. Óleo capilar
Outro jeito de disfarçar as pontas duplas é usando o óleo capilar! Com os fios secos ou úmidos, é só aplicar algumas gotinhas no comprimento dos fios e pronto: cabelos hidratados e livres de pontas ressecadas. Assim como o leave-in, o uso diário do óleo capilar ajuda a prevenir o ressecamento das madeixas.
5. Cronograma capilar
Por último, mas não menos importante, vale lembrar que a prevenção é sempre o melhor caminho para acabar com as pontas duplas de vez! Para isso, é fundamental adotar um cronograma capilar específico para as necessidades dos seus fios, com nutrições, hidratações e reconstruções organizadas semanalmente para que os cabelos fiquem sempre saudáveis e brilhosos.
Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.