Cabelos do tipo 2A ao 2C têm ondas abertas e pedem uma finalização leve
Os cabelos do tipo 2 são considerados cabelos ondulados. No meio do caminho entre o liso e o cacheado, essa textura se caracteriza pelas ondulações abertas que se formam no comprimento dos fios. Entretanto, cada uma das três curvaturas têm particularidades diferentes, o que torna mais fácil identificar qual é o seu tipo de cabelo e do que ele precisa:
- Cabelo 2A: são finos, têm pouco volume e ondulações leves. Podem apresentar oleosidade e frizz.
- Cabelo 2B: têm ondulações bem marcadas em formato de S e podem ser mais volumosos. Não são tão oleosos quanto o cabelo 2A.
- Cabelo 2C: é a textura mais próxima de um cacho, com ondas mais fechadas e bem marcadas. Além de terem volume, os cachos 2C podem ser mais oleosos na raiz e secos nas pontas.
Qual o creme de pentear ideal para esses tipos de cachos?
Por serem cabelos mais finos, com tendência à oleosidade na raiz e frizz, o ideal é apostar em finalizadores hidratantes e de textura leve. A nossa dica é o creme de pentear Elseve Hidra Hialurônico, de L’Oréal Paris, cuja fórmula oferece hidratação prolongada e controle do frizz sem pesar nos fios.
Os tipos de cachos do 3A ao 3C são fechados e precisam de finalizadores ricos em óleos
Entre os cabelos cacheados do tipo 3, uma característica bastante comum é o volume e as pontas mais secas que a raiz. Devido ao formato em espiral dos fios, os óleos produzidos no couro cabeludo não conseguem percorrer toda a sua extensão, o que facilita a formação de frizz.
- Cachos 3A: são cachos abertos e irregulares, que muitas vezes são confundidos com o cabelo 2C. É a curvatura menos volumosa das três e a que menos sofre com o fator encolhimento - quando os cabelos se retraem depois de secos.
- Cachos 3B: é um cacho bem definido e em formato de espiral. São menores que os cachos 3A, mais volumosos e secos nas pontas.
- Cachos 3C: os tipos de cachos 3C são mais grossos, menores, mais fechados e secos que os curvatura 3B. Lembram o cabelo crespo.
Qual o melhor finalizador de cachos para cabelos tipo 3?
Para esses tipos de cachos, é essencial um creme de pentear rico em óleos vegetais para devolver os nutrientes que o cabelo não recebe naturalmente e combater o aspecto seco. A nossa sugestão é o creme de pentear Elseve Óleo Extraordinário Cachos, que é enriquecido com óleo de coco, um ingrediente super umectante, que ajuda a dar definição, controle de frizz, brilho e movimento aos cachos.
Cachos do tipo 4A ao 4C são mais finos, frágeis e precisam de muita nutrição
Os cabelos a partir do tipo 4 são considerados cabelos crespos. Assim como acontece com os fios ondulados e cacheados, os tipos de cabelo crespo se diferenciam pelo grau de curvatura e outras características como volume e definição. Além disso, os crespos são cabelos mais finos e frágeis que os demais tipos de cachos, o que os torna mais suscetíveis ao ressecamento e a quebra. Por isso, escolher os produtos certos é fundamental.
- Cachos 4A: esses cabelos lembram os cachos do tipo 3C, só que são mais fechados, volumosos e mais secos.
- Cachos 4B: são menos definidos e têm formato de Z. São mais secos e opacos, volumosos e com bastante tendência ao frizz.
- Cachos 4C: os tipos de cachos 4C são os mais crespos dos três. Neles, os cachinhos são muito pequenos e quase imperceptíveis, além de serem bastante secos, o que os torna mais frágeis e volumosos.
Qual o melhor finalizador de cachos para os cabelos crespos?
Para cabelos crespos, o mais importante é prevenir o ressecamento com um creme de pentear bastante nutritivo. Fórmulas com óleos na composição devolvem nutrientes que os fios carecem e ajudam na redução do frizz e da opacidade. A nossa dica é o creme de pentear Elseve Óleo Extraordinário Nutrição. Sua fórmula com micro-óleos de flores preciosas foi desenvolvida especialmente para cabelos secos, opacos e ásperos que necessitam de nutrição, força e brilho.