Seque o cabelo com uma camisa de algodão ou uma toalha de microfibra
Uma boa dica é ficar atenta já na hora de secar o cabelo: a camisa de algodão e a toalha de microfibra possuem tecidos mais gentis aos fios do que a toalha de banho convencional, que acaba estimulando o frizz pelo maior atrito com os fios ainda sensíveis pela lavagem. Elas podem ser utilizadas em todos os tipos de cabelo, então use a que você preferir para retirar o excesso de água, sem apertar demais os seus fios. Se for usar o secador ou o difusor, certifique-se de que a temperatura não esteja muito quente, e não se esqueça de aplicar o protetor térmico antes, pois ele ajuda a evitar o frizz.
Prefira os pentes de madeira para não causar frizz no cabelo
Usar um pente de madeira é uma das dicas essenciais para evitar o frizz no cabelo, já que ao contrário dos pentes de plástico ou de outros materiais sintéticos, ele não possui cargas elétricas que são geradas pelo atrito entre o pente e o fio. Tanto as cacheadas e crespas quanto as onduladas e lisas podem usar esse pente, pois ele não interfere no formato dos cachos e ainda beneficia os fios lisos. Para melhor resultado, as cacheadas devem pentear as madeixas no chuveiro e com condicionador, enquanto quem tem cabelo liso deve usar o pente nas madeixas secas. Por isso, quando for fazer o seu rabo de cavalo, o pente de madeira pode ser o seu maior aliado para tirar o frizz do cabelo.
Desembarace o seu cabelo da maneira correta antes do penteado
Cada tipo de cabelo possui um jeito diferente de ser desembaraçado. Os fios lisos devem ser penteados quando estão secos, enquanto os cacheados devem ser penteados quando estão úmidos ou molhados. Isso porque o cabelo liso pode quebrar enquanto molhado, e o cacheado fica com menos definição e armado. Além disso, quando for desembaraçá-lo para fazer o rabo de cavalo, evite passar a escova ou o pente da raiz para as pontas: o jeito certo de desembaraçar o cabelo para evitar a formação de frizz é de baixo para cima, ou seja, penteie as pontas, depois o comprimento e suba penteando até a raiz.
Use produtos de finalização que combatem o frizz e que combinem com a textura do seu cabelo
Fez todas as dicas até aqui e ainda tem fios arrepiados? Uma dica de como tirar o frizz do cabelo é usar produtos de finalização que combinem com o seu tipo de fios. As lisas e as onduladas podem optar por leave-in ou creme de pentear que tenham uma textura leve para não pesar nos fios e que tenham uma ação anti-frizz. A dica para as lisas é procurar os ativos ceramidas ou ácido hialurônico nos produtos, enquanto as onduladas devem procurar por extrato de alga azul e essência verde. As cacheadas e crespas podem apostar no creme de pentear e no óleo capilar, e devem procurar os ativos óleo de coco e óleo de flores preciosas.
Mantenha o seu cabelo hidratado e sem frizz com um cronograma capilar
Para diminuir o frizz no rabo de cavalo e em qualquer outro penteado que você queira o efeito polido, os truques são essenciais, mas também é importante que o seu cabelo esteja com os nutrientes necessários. Faça um cronograma capilar, que é uma rotina de cuidados com as madeixas, existem três etapas: a hidratação, que devolve a água aos fios, a nutrição, que repõe a oleosidade natural dos fios, e a reconstrução, que repõe a massa capilar. Além de um cabelo com menos frizz, o cronograma também entrega outros benefícios, como fios mais saudáveis, brilhosos, macios e protegidos de quebra. Agora que você combateu o frizz dos seus fios, você está pronta para arrasar no seu rabo de cavalo!