No centro de uma discussão sobre a sua finalidade, a maior dúvida que existe em relação à plástica dos fios é se ela é um simples tratamento ou se serve para alisar as madeixas. Por medo de uma possível mudança na estrutura capilar, muita gente diz não para o procedimento, mas, no fim das contas, é necessário ter receio?
Para descobrir de uma vez por todas o que é a plástica dos fios, como ela é feita e em quais casos é indicada, confira a matéria aqui embaixo!
Nutrição e força para cabelos danificados: a plástica dos fios garante tudo isso
Quem tem o costume de fazer diferentes procedimentos químicos no cabelo sabe que as colorações, os alisamentos e os relaxamentos só funcionam bem para a saúde capilar se forem acompanhados de tratamento regular.
Quando isso não acontece, o acúmulo de transformações pode deixar os fios visivelmente danificados — e é aí que a plástica dos fios entra! Com o objetivo de nutrir e recuperar cabelos ressecados, com pontas duplas, frizz em excesso e sem brilho, a plástica dos fios é um procedimento que usa a queratina como base.
Assim, ela age profundamente para repor a proteína na fibra capilar, reparando todos os danos causados pelos processos químicos de dentro para fora. A queratina, então forma uma camada protetora nos fios, deixando seu cabelo visivelmente mais saudável, brilhoso e macio.
Plástica dos fios: é alisamento ou não?
Depois de todo o processo da plástica dos fios, as cutículas do cabelo são fechadas e isso causa um efeito super alinhado — que muita gente confunde com o alisamento.
Na verdade, a escova progressiva alisadora tem tantos nomes diferentes que a confusão é até plausível. Mas você que é cacheada, crespa ou ondulada pode ficar tranquila: a plástica dos fios age apenas cuidando e recuperando os cabelos, mesmo.
Como não tem nenhum tipo de química em sua composição, ela não faz mudanças definitivas na fibra capilar. O procedimento também pode ser feito por quem já é lisa para prolongar o efeito da escova progressiva, mas não vai fazer a mesma coisa com quem usa o cabelo de outras formas.
Ou seja: é para todos os tipos de cabelo, sim — basta encontrar um profissional de confiança para o trato das madeixas!
Como garantir o efeito da plástica dos fios em casa
Procedimentos como a plástica dos fios são essenciais para o cuidado com os cabelos quimicamente tratados, mas você também pode investir, no dia a dia, em produtos que tenham essa finalidade.
Na hora de procurar seu shampoo, condicionador e creme de tratamento, por exemplo, procure linhas que sejam enriquecidas com queratina ou ceramidas e cicatri-ceramidas, lipídios naturais que vão reparando os danos dos fios um pouquinho mais a cada uso.
Assim, os cabelos ficam mais alinhados e encorpados gradativamente, mesmo sem o tratamento mais profundo da plástica dos fios. Na sua rotina de cuidados, não deixe de incluir, também, os séruns e ampolas que oferecem soluções mais profundas e rápidas, garantindo a saúde dos seus cabelos todos os dias.
Matéria publicada em 08 de março de 2021, por Webedia.