A pele sensível sempre precisa de cuidados especiais - ainda mais quando ela é oleosa ao mesmo tempo, né? Quem tem essas duas características no rosto precisa redobrar a atenção por conta não só dos problemas com cravos e espinhas, mas também pelo ressecamento e sensibilidade no rosto.
Parece difícil conciliar essas duas necessidades tão diferentes, mas pode acreditar que é bem possível, viu? Especialmente fazendo algumas pequenas mudanças na rotina de cuidados com a pele. Veja quais são!
1- Limpe a pele de manhã e de noite todos os dias
De cara, a primeira dica é "acordar" o rosto todos os dias com um sabonete facial leve e específico para peles sensíveis. Da mesma maneira, vale a pena usar esse mesmo sabonete ou a água micelar todas as noites, purificando o rosto antes de dormir.
Esses dois passos são importantes para remover a sujeira, sebo e outras impurezas que entopem os poros e causam as espinhas, cravinhos e outras inflamações no rosto. Mas vale lembrar: seja sempre gentil na limpeza, ok? Sempre com movimentos suaves e sem esfregar, para não agredir a derme!
2- Procure sempre por produtos que não tenham álcool na fórmula
Toda vez que procurar por algum tônico, hidratante ou outro cosmético, tenha certeza de que ele não apresenta álcool na composição. O motivo é que esse ingrediente dificulta a absorção de água da pele, causando ressecamento e aflorando ainda mais a sensibilidade natural do rosto.
Lembre-se que mesmo controlando a oleosidade da pele, é preciso considerar o aspecto sensível do rosto - e isso implica em procurar por ativos diferentes e mais suaves sempre!
3- Não esquecer de um creme hidratante não-comedogênico
Já ouviu falar do termo "não-comedogênico"? Ele serve para classificar os cosméticos em que os ingredientes usados na fórmula não causam a obstrução dos poros - ou seja, são perfeitos para quem tem pele oleosa e, de quebra, não prejudicam a pele sensível!
Vale buscar por essa característica quando for escolher um creme hidratante para o rosto. E lembre-se: peles oleosas precisam, sim, de hidratação!
4- Aplicar o protetor solar sempre
Sol, vento, poluição e outros agentes externos podem sensibilizar e ressecar ainda mais a pele, por isso, é importante formar uma barreira de proteção contra os raios UV e outros fatores usando o protetor solar! Ele deve ser usado sempre que você se expor ao sol, em todos os horários do dia - ainda que seja para uma caminhada rápida ao ar livre, ok?
5- Remover a maquiagem todas as noites
Uma das maiores causas de espinhas, cravos e inflamações da pele é justamente o entupimento dos poros pelos produtos usados no rosto - especialmente por maquiagens que não sejam específicas para peles oleosas, como o BB Cream oil free, por exemplo.
Logo, nada de dormir com a produção usada no dia: aposte em lenços de limpeza e remova a base, corretivo e outros produtos capazes de obstruir o rosto e dificultar a renovação da pele.
Dica: a água micelar pode ser uma opção perfeita para equilibrar todas as necessidades do rosto na hora de limpar, hidratar e reequilibrar o rosto - e tudo por conta da ação das micelas. Quer saber como elas agem?
Matéria publicada em 26 de março 2021, por Webedia.