Você já ouviu falar em análise capilar? Ela ainda é pouco conhecida, mas pode ser a solução para tratar diversos problemas dos fios e do couro cabeludo. Sabe quando você tem alguma reclamação sobre o seu cabelo mas não sabe como tratá-lo? O objetivo da análise capilar é identificar quais são seus principais problemas e como solucioná-los.
Legal, né? Ficou interessada e quer saber um pouco mais sobre a técnica e os benefícios que ela pode trazer para o seu cabelo? Então vem que a gente conta tudo o que você precisa saber antes de fazer a análise capilar.
Como funciona a análise capilar?
O nome já é bem explicativo: a análise capilar nada mais é que uma análise dos fios e couro cabeludo para identificar os principais problemas e determinar como tratá-las. Elas podem incluir a oleosidade, caspa, opacidade, ressecamento, sensibilidade, falta ou excesso de volume ou qualquer outro problema que esteja te incomodando.
Muitas vezes, temos queixas sobre os cabelos há muito tempo, mas não sabemos exatamente o que fazer para resolver o problema. É aí que entra a análise capilar: ela te ajuda a consegue identificar as características do fio e do couro cabeludo e estabelecer a melhor forma de tratar aquilo que te incomoda.
Como você pode fazer a análise capilar?
A análise deve ser feita por um profissional capacitado para entender as características dos seus fios e do couro cabeludo. Por isso, o ideal é procurar seu cabeleireiro para fazer o serviço ou pedir indicação de um profissional que trabalhe com essa técnica. Identificando os principais problemas, eles podem te indicar os melhores tratamentos e produtos para você.
Muitas vezes, apenas mudando os produtos que usamos diariamente - seja o shampoo, condicionador ou leave-in - já é possível resolver muitas questões, como a queda, o excesso de oleosidade ou mesmo falta de hidratação.
Algumas informações extras sobre a análise capilar
- Qualquer pessoa pode buscar a análise para solucionar queixas capilares, não há nenhuma restrição de idade ou tipo de cabelo.
- Em alguns casos, o cabeleireiro pode usar um dispositivo específico para a análise, mas na maioria das vezes a técnica é feita apenas observando seus fios e couro cabeludo e conversando com você.
- Para fazer a análise é levada em consideração a dimensão dos fios, comprimento do cabelo, existência de químicas capilares, frequência de lavagem e outras características, já que tudo isso pode influenciar na escolha do melhor tratamento para você.
Matéria publicada em 31 de março 2021, por Webedia.