Quem sofre com rosácea sabe como é preciso recorrer a cuidados específicos para controlar a vermelhidão excessiva e a sensibilidade da pele. Mas você sabia que, além do tratamento com um dermatologista e do uso de máscaras de argila - como a vermelha, que tem propriedades calmantes - também dá para amenizar o problema seguindo uma alimentação regrada? É que existe uma série de alimentos que, se consumidos ou evitados, podem aliviar os efeitos dessa doença crônica. Confira a matéria para saber mais detalhes!
Alimentos alcalinos ajudam a amenizar a rosácea por regularem o pH do corpo
Uma das características dos pacientes que sofrem com rosácea é o pH do corpo em um nível mais baixo que o normal. Por isso, na lista de alimentos que ajudam a amenizar o problema, os que contam com ingredientes alcalinos estão entre os mais importantes - já que uma das funções deles é, justamente, aumentar o potencial de hidrogênio iônico, o pH.
Levando isso em consideração, a dica para quem quer completar o tratamento com o dermatologista é seguir uma dieta com alimentos que tenham essa qualidade - como é o caso do brócolis, pepino, alho, cebola, peixes ricos em ômega 3, leite de soja e, ainda, algumas frutas (como uva, melão e melancia, por exemplo).
Mas eles não são os únicos: para montar uma dieta bem completa, também é indicado consumir muitos vegetais frescos, proteínas, alimentos com baixo teor de açúcar e grãos - como aveia, cevada, arroz branco, granola, tapioca e pão de trigo germinado.
Complete a dieta evitando alimentos que podem piorar a rosácea
Para que a alimentação, realmente, entregue bons resultados no tratamento, além de consumir os alimentos alcalinos, também é importante evitar alguns alimentos que podem piorar a rosácea. Dentre eles, os maiores vilões são as bebidas alcoólicas, pimenta, café e qualquer comida que seja muito condimentada, ácida ou rica em sódio e em gorduras saturadas.
O motivo? Elas podem aumentar, consideravelmente, a irritação e a inflamação da pele, piorando a sensibilidade e o quadro geral da rosácea. Além disso, como algumas pesquisas indicam que pacientes que sofrem com o problema têm uma maior predisposição à hipertensão e doenças gastrointestinais, aderir à uma dieta livre desses alimentos também acaba sendo importante para a saúde em geral.
Matéria publicada em 3 de Março 2021, por Webedia.