Quem tem pele oleosa costuma se dedicar à rotina de skincare para reduzir um pouco o excesso de óleo e controlar o aparecimento de cravos e espinhas. Mas nem sempre os cuidados com esse tipo de pele trazem o resultado desejado, né?
Não se preocupe: se você sofre com a oleosidade excessiva, preparamos um guia completo para responder suas principais dúvidas sobre o assunto. Quer saber como tratar a oleosidade e a tendência à acne e descobrir os produtos indispensáveis na sua skincare? Então, vem conferir essas dicas especiais para as peles oleosas.
ESCOLHA A ÁGUA MICELAR IDEAL PARA A SUA NECESSIDADE
Pele oleosa: quais são as características?
A pele oleosa é aquela que tem uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Quem tem esse tipo de pele, costuma perceber o excesso de brilho e óleo com bastante frequência, além dos poros dilatados. Por isso, é comum que as peles oleosas também tenham maior tendência à acne que as normais ou secas.
O excesso de oleosidade é mais comum na adolescência, quando sofremos picos de hormônios, mas ela pode continuar na fase adulta. Que bom que, com os cuidados certos, você pode tratar o problema e controlar o óleo e a acne.
Principais dúvidas sobre a pele oleosa
1- Posso lavar sempre que surgir óleo?
Quando o excesso de óleo começa a aparecer, é quase instintivo querer lavar o rosto. Mas cuidado: lavar a pele mais de três vezes ao dia pode provocar o efeito rebote, estimulando as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo. O ideal é limpar o rosto 2 ou 3 vezes por dia, com um sabonete específico para o seu tipo de pele.
2- A pele oleosa precisa de hidratação?
Muitas vezes, as donas de peles oleosas acabam deixando a hidratação de lado, com medo de que o hidratante deixe o rosto mais oleoso. Mas essa etapa dos cuidados também é importante para quem tem pele oleosa. A dica é apostar em um produto mais levinho, com textura mais fluida e indicado para esse tipo de pele.
3- Posso usar protetor solar na pele oleosa?
Não só pode como deve. A proteção solar é fundamental para todos os tipos de pele e, inclusive, ajuda a controlar a produção excessiva de óleo. Para não ficar com o aspecto de pele grudenta e oleosa, prefira sempre os protetores solares específicos para o rosto e que não tenham óleo na sua composição.
4- O que causa a oleosidade na pele?
Na maior parte das vezes, a oleosidade na pele se dá por questões genéticas, mas ela também pode ser causada por fatores externos. Não usar protetor solar, lavar o rosto muitas vezes ao dia e com água quente e usar produtos com óleo podem aumentar a sensação de oleosidade na pele, assim como a poluição e a má alimentação.
5- A pele negra é mais oleosa?
A pele negra costuma ter glândulas sebáceas maiores, o que faz com que elas produzam mais sebo e, por isso, é comum que sejam mais oleosas. Para evitar o excesso de oleosidade e a acne, é importante apostar em uma rotina de cuidados específica para esse tipo de pele.
Produtos indispensáveis para a rotina de cuidados
Confira quais são os produtos que não podem faltar na sua rotina de skincare com a pele oleosa:
- Sabonete/gel de limpeza;
- Tônico adstringente;
- Hidratante para pele oleosa;
- Água micelar;
- Esfoliante facial;
- Tratamento antiacne;
- Protetor solar com toque seco.
Passo a passo do skincare na pele oleosa
- Para a manhã:
1) Lave a pele com um sabonete específico para peles oleosas;
2) Use a água micelar para tonificar e reequilibrar a pele;
3) Aplique o hidratante para pele oleosa;
4) Use o protetor solar com toque seco para evitar a ação nociva dos raios solares. Ele pode ser reaplicado a cada 2 horas se você for se expor ao sol.
- Para a noite:
1) Retire a maquiagem e impurezas acumuladas com a água micelar;
2) Use o hidratante específico para a pele oleosa para evitar que o rosto fique ressecado;
3) Aposte em um produto antiacne para evitar os cravos e espinhas.
- Uma vez por semana:
1) Esfolie a pele com um esfoliante específico para o rosto em um dia da semana;
2) Em outro dia, inclua uma máscara de argila para purificar a pele e controlar a oleosidade.
Matéria publicada em 05 de Abril de 2021, por Webedia.