O cabelo loiro platinado é muito moderno e cheio de estilo, mas o que fazer quando, depois de um tempo com os fios claríssimos, você decide voltar para o castanho? Você sabe como escurecer os fios de uma forma saudável? Pode parece simples - afinal, você já deve ter ouvido falar que escurecer é mais fácil que clarear -, mas ainda assim é preciso tomar alguns cuidados.
Quer descobrir como escurecer o cabelo platinado para adotar madeixas castanhas sem ficar manchado? A gente conta tudo o que você precisa saber para cuidar dos fios da forma certa, qual é o melhor tipo de coloração para isso e como escurecer até alcançar o castanho escuro. Vem conferir essas dicas que o Beleza Extraordinária separou para te ajudar.
Antes de escurecer, fortaleça o cabelo platinado
Para conquistar o cabelo platinado, você provavelmente passou por várias descolorações, né? Por ser uma química bem forte, o processo de clareamento pode deixar o cabelo fraco e danificado. Por isso, nada de achar que basta cobrir o tom claríssimo com o castanho para os danos irem embora.
Antes de apostar em uma nova química, é fundamental tratar os fios. Comece com uma hidratação profunda, que evita o ressecamento e protege as madeixas. Se seu cabelo estiver opaco e sem vida, também é uma boa ideia apostar na nutrição capilar. Ela repõe os lipídios perdidos e devolve o aspecto saudável e brilhoso.
Prefira escurecer o cabelo platinado aos poucos em vez de ir direto para tons muito escuros
Assim como o clareamento deve ser feito de pouco em pouco na hora da descoloração, também se recomenda um processo progressivo quando a mudança for para escurecer os fios. Se você tentar ir do loiro platinado para o castanho de uma vez, o resultado pode ser um cabelo manchado e muito mais difícil de consertar.
Isso acontece quando você tenta descer muitos tons de uma só vez, do 12 (loiro platinado) até o 5 (castanho claro), por exemplo. Pare evitar esse problema, a dica é ir escurecendo aos poucos, apenas dois ou três tons de cada vez. Assim, você garante que o resultado seja o esperado e pode cuidar dos fios entre uma etapa e outra, evitando que eles fiquem danificados.
Coloração permanente x tonalizante: qual é a melhor opção para escurecer?
Essa é uma dúvida muito comum na hora de escurecer os fios. Afinal, qual coloração é mais indicada para isso: a permanente ou o tonalizante? A resposta vai depender do seu objetivo. Se o plano é escurecer apenas um pouco o cabelo, para testar uma nova cor, o tonalizante pode ser usado sem problemas.
Mas, para uma mudança mais duradoura, especialmente se você quiser escurecer até tons de numeração mais baixa, como o castanho escuro, o ideal é apostar na coloração permanente. Assim, você pode fazer a transformação aos poucos, passando pelo loiro claro, loiro escuro, até chegar ao tom desejado.
Matéria publicada em 4 de Março de 2021, por Webedia.