As cutículas do cabelo são as grandes responsáveis pela saúde do fio: elas são a parte mais externa da fibra, e quando estão fechadas, o fio está saudável, macio e hidratado, já que são elas que regulam a entrada e saída de água da fibra. Quando estão abertas, abrem espaço para que o sol, o vento e os processos químicos acabem quebrando e ressecando o cabelo, deixando as madeixas completamente danificadas. Mas como as cutículas são invisíveis à olho nu, você sabe identificar quando elas estão fechadas ou abertas? Faça o teste e descubra como contornar o problema!
1. Quando você faz hidratação com máscaras de tratamento, quanto tempo o efeito dura nos seus cabelos?
A) Uma semana;
B) Menos de 1 semana.
2. Seu cabelo tem frizz constantemente?
A) Não, nem sempre;
B) Sim, é um problema constante.
3. Seu cabelo tem pontas duplas?
A) Não;
B) Sim.
4. Passe o dedo polegar e o dedo indicador em formato de pinça pelos seus fios. Você encontrou pequenos nós ou uma textura de "areia" em algumas partes?
A) Não;
B) Sim.
5. Separe apenas um fio de cabelo e puxe-o levemente. Você sentiu que ele "vai e volta", como se fosse um chiclete, ou sentiu o fio bem firme?
A) Bem firme;
B) Meu fio foi e voltou, quase quebrou.
Resultados:
Maioria A: Cutículas fechadas! Isso é sinal de que você tem um cabelo saudável e não precisa apostar em tratamentos de reconstrução com frequência. A dica para manter as madeixas assim é fazer hidratações semanais ou a cada 15 dias com máscaras e ampolas específicas para o seu tipo de cabelo, além de aplicar sempre creme de pentear ou um óleo capilar para manter as fibras bem protegidas.
Maioria B: Cutículas abertas: Isso é sinal de que o seu cabelo está danificado, ou até mesmo poroso. É sinal de que ele não está "segurando" a água necessária, ou seja, está desidratada, e para isso, necessita de tratamentos que devolvam o brilho, o movimento e a força natural dos fios. As cutículas podem ficar abertas devido a escovas progressivas, colorações, relaxamentos e até mesmo a falta de cuidado no dia a dia, o que faz com que o vento e o sol danifiquem os fios.
Confira os tipos de tratamentos em que você pode apostar para deixar as cutículas sempre seladas
Hidratações: Hidratações caseiras são as queridinhas das mulheres quando o cabelo está levemente danificado, porque os resultados podem ser vistos praticamente de imediato quando o cabelo está opaco, por exemplo. A dica é usar máscaras de tratamentos de acordo com o seu tipo de cabelo ou aquelas que tenham a ver com o motivo pelo qual o seu cabelo está com as escamas abertas.
Cauterização: A cauterização também é chamada de plástica dos fios, e é uma opção para recuperar cabelos extremamente danificados. Ela repõe queratina, vitaminas e proteínas perdidas, agindo no fio mais profundamente do que outros tipos de tratamentos.
Queratina: Tratamentos com reposição de queratina, como a Selagem, Nanoqueratização e Hidroqueratização Fotônica, podem ser feitos no salão de beleza e são ideais para quem está com o cabelo extremamente danificado, já que devolve esse nutriente para o cabelo, deixando-o mais encorpado, brilhoso e restaurado.
Leave-in e óleo: Esses 2 produtos são essenciais para fechar as cutículas do cabelo logo após o uso da chapinha e do secador, já que o ar quente faz as escamadas se abrirem automaticamente. Também é válido aplicá-los antes de sair de casa para proteger o cabelo da umidade.
Matéria publicada em 06 de julho de 2021, por Webedia.