Ao começar a fazer aulas de natação, os cuidados com o cabelo precisam ganhar um espaço especial na sua rotina de beleza. Isso porque o cloro da piscina pode ser um grande vilão para a saúde dos fios: ele pode ressecar as madeixas, tirar o brilho, a maciez e até amarelar os loiros. Mas, a boa notícia é que dá pra reverter alguns desses problemas de beleza com cuidados antes, durante e depois de entrar na piscina. Quer saber como? Confira!
Antes: cuidados devem começar antes mesmo da aula
⦁ Enxágue os fios antes de entrar na piscina
Antes mesmo de iniciar a aula de natação, é importante passar pelo chuveiro para enxaguar os cabelos com água doce, sem cloro - como os fios já estarão saturados de água, a mistura do cloro com a água não vai prejudicar tanto as madeixas.
⦁ Aplique um leave-in ou óleo capilar
Para selar as cutículas, a dica é aplicar um leave-in ou um óleo capilar antes de entrar na piscina - o óleo de coco é uma ótima aposta. Os produtos, além de proteger do atrito com a touca, ainda vão impedir que o cloro da água penetre na fibra capilar.
Durante: duas toucas vão ajudar a proteger os cabelos
⦁ Prenda os fios em um rabo de cavalo ou coque
Antes de colocar a touca, prenda todo o cabelo em um coque ou rabo de cavalo, com elástico de tecido. Assim, você vai garantir que todos os fios vão ficar dentro da touca e evitar que o acessório puxe - e quebre - alguns fiozinhos.
⦁ Use duas toucas ao mesmo tempo
Isso mesmo! Para proteger bem os cabelos na aula de natação, nada melhor do que apostar em duas toucas ao mesmo tempo. Primeiro, coloque a de tecido, que vai cobrir as madeixas sem puxar nenhum fio. Depois, coloque a touca de silicone, que vai ser a responsável por não deixar que tanta água entre em contato com os cabelos.
Depois: cuidados com os cabelos continuam mesmo após a aula
⦁ Lave logo em seguida
Logo que acabar a aula de natação, o primeiro passo deve ser uma passada pelo chuveiro. Assim, o cloro não terá tempo suficiente para agir nos seus cabelos - quanto mais tempo ele ficar nos fios, maiores serão as consequências.
⦁ Escolha bem o seu shampoo
A escolha do shampoo também vai fazer toda a diferença para o cabelo depois da natação. A primeira dica é abandonar por um tempo os produtos transparentes e com substâncias muito limpantes - como seu cabelo já vai estar mais fragilizado, o ideal é investir no shampoo com componentes hidratantes.
Mas, se começar a sentir os fios pesados, vale usar um shampoo antirresíduos em intervalos de 15 em 15 dias, para retirar todos as sujeiras mais profundas dos cabelos.
⦁ Cronograma capilar já!
Ao iniciar as aulas de natação, também vale começar um cronograma capilar, combinando tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. Eles vão ser os responsáveis por devolver os nutrientes perdidos pelo cabelo após o contato com o cloro.
Matéria publicada em 11 de Março 2021, por Webedia.