O creme de pentear é um produto indispensável para garantir um bom day after em qualquer cabelo. Para as crespas do tipo 4A, 4B ou 4C, além de segurar os cachos depois da lavagem, o finalizador também é fundamental para combater o aspecto ressecado, conferir um efeito mais sedoso e aumentar a definição. Mas, para que realmente garanta esse resultado positivo, é preciso escolher a versão que mais atenda às necessidades desse tipo de textura e fazer sua aplicação do jeito certo. Confira mais detalhes!
Cremes nutritivos e de textura consistente são os mais recomendados para os tipos 4A, 4B e 4C
Por apresentarem cachos bem apertadinhos desde a raiz, os cabelos do tipo 4 têm ainda mais dificuldade de levar a oleosidade do couro cabeludo até às pontas - e, por isso, tendem a ser bem mais ressecados que os cacheados do tipo 3. Sendo assim, para evitar o aspecto seco e opaco, o ideal é apostar em cremes de pentear que contem com óleos em sua composição para nutrir as madeixas e conferir toda a maciez e brilho que elas precisam.
Além disso, como outra característica dessa textura é a perda da definição com mais facilidade, outra dica importante é preferir os finalizadores mais consistentes para segurar os cachos e garantir que eles fiquem intactos por mais dias depois da lavagem.
Separar o cabelo em seções e não exagerar na quantidade de creme é o segredo da finalização
Depois de aprender a escolher o creme de pentear ideal, também é preciso seguir algumas dicas para não errar na hora de aplicar o produto! A principal delas é sempre separar o cabelo em seções para garantir que todas as mechas sejam beneficiadas pelas propriedades do finalizador, e tomar o cuidado de não exagerar na quantidade para que as madeixas não fiquem cheias de resíduos, pesadas e sem movimento.
Para aquelas que querem garantir mais definição, outra dica importante é investir na fitagem - técnica de finalização que, como o nome indica, separa os fios como se fossem fitas para que eles se formem com mais facilidade.
Método LOC também é uma boa opção para pentear os cabelos do tipo 4
Além do creme de pentear rico em óleos, outra boa opção para as crespas é recorrer ao chamado método LOC - que combina líquido, óleo e creme na hora de finalizar os cabelos para que o aspecto definido e hidratado dure ainda mais dias.
Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, esse procedimento também não é difícil de ser feito. Aprenda:
1 - Divida o cabelo em seções;
2 - Borrife água e espere 10 minutos para que o líquido amoleça a cutícula do fio;
3 - Aplique um pouco de óleo capilar nas mechas - enluvando bem para que o produto penetre na fibra capilar - e espere cinco minuots;
4 - Feito isso, aplique o creme de pentear de sua preferência e faça uma fitagem para moldar os cachos. Para quem tem tipo 4, a dica é usar um finalizador um pouco mais leve nessa etapa final para que o fio não fique sobrecarregado com muitos óleos; já as donas de fios do tipo 4B e 4C - que costumam ser mais ressecados que o anterior - podem investir no creme nutritivo para fazer o método LOC.
Matéria publicada em 06 de julho 2021, por Webedia.