O chocolate é uma das colorações que nunca sai de moda! Democrático e muito sofisticado, ele valoriza todas as texturas de cabelo e fica ótimo em qualquer tom de pele - das mais clarinhas às negras. Embora faça parte da gama de castanhos, ele deixa o tradicional marrom com outra cara por conta das discretas nuances douradas, e nem precisa de descoloração para pegar nos fios escuros. Quer saber o que fazer para conseguir a tonalidade? Confira a matéria!
Coloração semipermanente é opção para quem quer experimentar com a cor
Para quem evita a descoloração, apostar no chocolate é a escolha perfeita! É que, por ser um tom mais escuro, ele não precisa da despigmentação para pegar nos fios.
Sendo assim, quem está começando a pintar os cabelos agora e quer evitar componentes mais agressivos, faz algum tipo de química ou não quer comprometer a definição dos cachos com a amônia, pode usar uma coloração semipermanente para apostar no look! Clareando até um tom e meio e cobrindo até 70% dos fios brancos, o produto entrega o efeito chocolate atuando apenas entre as escamas - ou seja, sem abrir as cutículas.
Mas, atenção: nos cabelos naturalmente mais escuros, a coloração permanente é a mais indicada por conta de seu maior poder de clareamento - já que, com a ação da amônia na fórmula, ela altera os pigmentos naturais e consegue clarear até dois tons. Já nos fios tingidos de preto, como tinta não clareia tinta, o ideal é fazer uma decapagem - que é a técnica que retira os pigmentos de outras colorações, como explica essa matéria aqui.
Cor pode aparecer com reflexos para ganhar nuances diferentes
Para conseguir um visual iluminado, também vale adicionar alguns reflexos mais claros ao longo do cabelo para que o chocolate ganhe uma nuance diferente.
Para um toque mais sutil, por exemplo, uma boa opção é apostar em babylights em tom de caramelo por todo o comprimento! Já quem deseja um efeito mais marcante pode investir em luzes puxadas para o dourado - tanto distribuídas ao longo do cabelo quanto com o efeito degradê do ombré hair.
Rotina de cuidados faz a cor ficar bonita por mais tempo
Por mais que o cabelo não passe por descoloração e a tinta semipermanente seja a escolhida para atingir o tom, é muito importante seguir uma rotina de cuidados pós-coloração para que os fios fiquem bem tratados e a cor fique intacta por mais tempo.
Manter a hidratação em dia, por exemplo, é indispensável para que as madeixas fiquem macias e brilhosas, mas não para por aí! Para que a cor não desbote com facilidade, a dica é alternar o dia de lavagem dos fios e não esquecer de um finalizador com filtro solar para proteger as madeixas da ação dos raios solares. E, além disso, como a coloração semipermanente vai saindo ao longo das lavagens, também é importante manter o retoque em dia - que, em geral, costuma ser feito uma vez ao mês.
Matéria publicada em 12 de março 2021, por Webedia.