O creme de pentear é um produto que não pode faltar na finalização de quem quer cachos definidos e um bom "day after". No entanto, para que ele garanta o resultado que promete nos cabelos, é muito importante tomar alguns cuidados na hora da aplicação - como considerar o tipo de fio para escolher a melhor opção de produto e não pesar a mão na quantidade, por exemplo. Confira as dicas!
Textura do cabelo deve ser considerada na hora de comprar o creme de pentear
O primeiro detalhe mais importante para garantir um bom resultado com o creme de pentear é apostar na versão certa do produto. Do tipo 3A ao 4C, cada tipo de cacho tem particularidades que precisam ser levadas em conta para que o finalizador entregue um efeito impecável após a lavagem.
Os mais abertos e com raiz lisa, por exemplo, precisam de cremes com textura fina e composição leve para que os fios não acabem pesados e sem movimento, enquanto os que apresentam cachos bem definidos desde a raiz precisam de produtos super hidratantes. Os crespos da família 4, por sua vez, funcionam melhor com produtos consistentes e ricos em óleos - como é explicado detalhadamente nessa matéria.
Divisão em seções garante melhor absorção do produto
Além de escolher o tipo de produto certo, também é muito importante tomar alguns cuidados na hora da aplicação. Um deles é sempre dividir o cabelo em seções para que o creme de pentear penetre em todas as mechas - e, assim, deixe os fios hidratados e definidos por mais tempo.
Finalizações detalhadas, como a fitagem, são super indicadas para esse passo por distribuírem o finalizador e modelarem os cachos ao mesmo tempo. Mas, para aquelas que procuram uma opção mais rápida, a prática de dividir as madeixas em, no mínimo, quatro seções - duas laterais, uma no meio e outra na nuca - já garante que todas as partes do cabelo recebam o produto.
Não exagerar na quantidade de produto deixa o cabelo com mais movimento
Um erro comum de muitas cacheadas e crespas é acabar exagerando na quantidade de creme de pentear - o que faz o cabelo ficar pesado e com resíduos de produtos. Por isso, uma dica de ouro para não estragar a finalização é seguir sempre a regra do "menos é mais".
Sendo assim, quando estiver aplicando o produto em cada seção do cabelo, tenha o cuidado de errar para menos! Dessa forma, você acrescenta o que precisa aos poucos ao invés de usar mais do que necessário de uma só vez e ter que esperar até a próxima lavagem para que os fios fiquem recuperem o movimento.
Amassar as pontas com óleo elimina o aspecto enrijecido deixado pelo creme de pentear
Tomar cuidado com a quantidade de creme de pentear não é a única medida que garante movimento e aspecto natural nos cabelos: no final de todo o processo, também é importante "quebrar" a película que o produto deixa nos fios. Sabe aquele aspecto enrijecido e molhado que as madeixas costumam ficar depois que o finalizador é aplicado? Então, pode ser resolvido com um passo bem simples!
Faça o seguinte: depois que os fios estiverem completamente secos, aplique um pouco de óleo anti-frizz nas mãos e amasse bem as pontas até que esse "durinho" seja completamente eliminado. Por fim, para garantir mais volume e movimento, balance bem os cabelos e puxe a raiz com os próprios dedos ou com a ajuda de um pente garfo.
Matéria publicada em 13 de maio de 2021, por Webedia.