Como eliminar a caspa? Qual shampoo usar para acabar com o problema? Parece difícil, mas a gente garante que o tratamento pode ser bem simples!
De início, o melhor caminho é seguir algumas dicas simples no dia a dia, como vigiar a temperatura do banho, evitar chapéus e diminuir a química. Depois, para se livrar da caspa de vez, o segredo está no passo a passo correto na lavagem com shampoo e condicionador específicos.
Quer saber como fazer? Então confira as dicas da matéria e dê adeus aos floquinhos brancos no couro cabeludo!
Dica #1: prefira usar uma linha de tratamento anticaspa
O primeiro passo para se ver livre de vez da descamação no couro cabeludo é tratar a região com shampoo e condicionador anticaspa.
Dê preferência para uma linha de tratamento de fórmula leve, que ajude a controlar a oleosidade e, ao mesmo tempo, manter os fios hidratados - como a Elseve Hydra Detox Anti-Caspa , de L'Oréal Paris.
Lembrando que é preciso ter o termo "anticaspa" no rótulo, viu? Shampoos comuns de limpeza vão ajudar a camuflar a aparência dos floquinhos brancos, mas não tratam o problema.
Dica #2: experimente espaçar mais o intervalo de lavagem dos cabelos
É verdade que o tratamento da caspa é feito também durante o banho, mas isso não significa que se deve lavar os cabelos todos os dias, viu?
Por sinal, a frequência ideal é higienizar o couro cabeludo a cada dois dias - que é o tempo que os ativos dos shampoos anticaspa precisam para atuar no controle da descamação.
Dica #3: prefira tomar banhos mornos para não piorar a caspa
Ainda sobre a lavagem, outro conselho é prestar atenção na temperatura da água - quanto mais quente, mais ressecado fica o couro cabeludo.
Isso faz com que o corpo entenda que precisa produzir oleosidade para estabilizar a região e o tratamento da caspa não consegue ser completo.
A solução? Prefira os banhos mornos ou, então, experimente lavar os cabelos fora do banho usando água fria. O que for mais confortável para você!
Dica #4: evite usar chapéus, gorros e bonés no dia a dia
Manter o couro cabeludo abafado é uma das piores coisas a se fazer quando se tem caspa, por isso, a dica é evitar o uso de boné, touca, gorro ou qualquer acessório que estimule a presença dos fungos na cabeça.
Aliás, vale lembrar que o mesmo cuidado vale para prender os fios úmidos ou molhados, ok? É sempre melhor tentar deixar os fios soltos!
Dica #5: dê uma pausa nos tratamentos de cabelo com química
Sabia que as químicas alisadoras, como a progressiva e o relaxamento, podem provocar ainda mais caspa?
Para não correr riscos, o melhor é dar um tempinho nos alisamentos ou, então, fazê-los sem deixar que entrem em contato com a raiz, agindo só no comprimento dos cabelos.
Passo a passo para eliminar a caspa na lavagem dos fios:
1. Tudo começa pela aplicação do shampoo anticaspa: a quantidade ideal deve ser moderada, equivalente a uma moeda de um real;
2. Na aplicação, lembre-se de concentrar o produto na raiz, espalhando suavemente com a ponta dos dedos, sem esfregar demais;
3. Enxague e repita a aplicação do shampoo para limpar ainda mais profundamente. Depois, enxágue mais uma vez;
4. Agora, aplique o condicionador anticaspa apenas no comprimento e pontas e enxágue;
5. Feito isso, o segredo é tirar o excesso de água dos fios com uma toalha de algodão e, depois, deixar que eles se sequem naturalmente. Se for usar o secador, lembre-se de regular a temperatura e usar o jato morno!
Matéria publicada em 29 de março de 2021, por Webedia.