A cauterização, também chamada de plástica dos fios, é a técnica que devolve queratina aos cabelos. Mais profunda do que a hidratação ou a nutrição, ela consegue deixar os fios mais densos e bem alinhados, reduzindo um pouco do volume: é por isso que muitas vezes é confundida com escovas de alisamento, principalmente pelo uso da chapinha ao final da aplicação do creme com queratina. Mas será que a técnica alisa mesmo os cabelos? Descubra todos os detalhes e saiba como é feita a plástica dos fios!
Cauterização capilar não alisa, mas deixa os cabelos com menos volume
O objetivo da cauterização não é alisar o cabelo, mas sim tratar e recuperar a fibra que está danificada e sem nutrientes - ou seja, cabelos que estão muito ressecados, quebradiços, sem brilho e com muito frizz. Na técnica, a queratina consegue penetrar na escama do fio e depois é "selada" na fibra capilar com a ajuda do calor da chapinha. O resultado é um cabelo mais denso, com menos volume, muito mais alinhado e com menos frizz. Esse efeito "liso" pode até durar nos primeiros dias, mas não age como químicas de alisamento, que costumam conter substâncias como hidróxido de sódio, guanidina e tioglicolato de amônia.
Cauterização ajuda a manter o efeito alisado dos cabelos com escova
Quem faz escovas de alisamento, como a progressiva, por exemplo, gosta de prolongar o efeito liso nos cabelos, e fazer a cauterização pode ser uma boa forma de manter os fios lisos por mais tempo. Como as escovas acabam sendo um tipo de química, elas também podem deixar o cabelo mais fraco, e a cauterização vai conseguir tratar e manter o aspecto liso ao mesmo tempo. No entanto, é preciso ter cautela: o ideal é fazer a cauterização apenas uma vez por mês, porque o excesso de queratina pode deixar os fios ásperos e endurecidos. Nesse intervalo, está liberado apostar em cremes de hidratação ou nutrição 1 vez por semana.
Como fazer a cauterização no cabelo em casa?
Você pode reparar os cabelos em casa, com cremes de tratamento com poder reconstrutor - que contenham a queratina e outras substâncias hidratantes na fórmula - e também mantendo o efeito com linhas de shampoo e condicionador que contenham queratina na fórmula. Na hora da técnica, o segredo para um bom resultado é a selagem, ou seja, a chapinha ao final da aplicação! Confira o passo a passo:
1 - Lave o cabelo com um pré-shampoo para limpar os resíduos e abrir as escamas do fio;
2 - Aplique a máscara de hidratação a base de queratina do comprimento às pontas, sem pegar a raiz. Se preferir, você pode potencializar o creme de hidratação com queratina líquida;
3 - Deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem e retire com água morna;
4 - Agora, aplique um protetor térmico, que pode ser um óleo ou leave-in, e seque os cabelos com secador;
5 - Agora, é só selar os fios com a chapinha!
Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.