Se você tem cabelos lisos ou alisados, é bem provável que você fique preocupada com a oleosidade nos fios ou com o efeito gorduroso. Ao contrário dos cacheados e crespos, os cabelos lisos pesam e podem ficar oleosos mais rápido, e por isso, o receio quanto aos produtos de cabelo é comum, principalmente em relação aos finalizadores. Com medo de pesar e deixar os fios oleosos mais rápido, muita gente ainda tem dúvida sobre o óleo capilar e o leave-in: eles podem ser usados sem medo nos cabelos lisos? Descubra!
Para cabelos lisos e finos, a dica é usar um leave-in com textura leve
Se os seus cabelos são lisos e muito finos - ou se você faz escova progressiva, que geralmente "mingua" os fios de cabelo, um leave-in de textura leve está totalmente liberado! É que alguns tipos de leave-in agem como um desembaraçador mais suave do que um creme para pentear, o que é ideal para quem tem cabelos muito finos, que embaraçam e criam muitos nós. Além disso, há leave-ins bem suaves, que são rapidamente absorvidos pelos fios e não deixam sensação pegajosa, mas que dão brilho e tratam pontas duplas - o que é ideal para quem tem cabelo liso com química.
Dica: quem tem cabelos lisos e finos também pode usar um óleo capilar do comprimento para as pontas se a textura do produto for leve e absorver rápido pelo fio.
Para cabelos lisos e grossos, óleo capilar pode ser usado sem medo
Quem tem cabelos lisos e grossos pode apostar sem medo no óleo capilar, porque apesar da aparência lisa e alinhada, esse tipo de cabelo também pode ficar ressecado, sem brilho e com textura áspera. A dica para não pesar ou deixar a raiz oleosa é aplicar o produto apenas do comprimento para as pontas - ou se o seu cabelo for curtinho, aplicar apenas na raiz. Assim como o leave-in, dá para aplicar o óleo nos fios secos ou molhados, para ajudar no brilho ao secar ou para selar ou dar movimento às pontas dos fios que já estão secos.
Umectação: o óleo capilar também pode servir para fazer umectação nos cabelos lisos. A técnica começou com as cacheadas e crespas, mas hoje, ajuda a nutrir de maneira rápida os fios lisos que estão extremamente quebradiços, com frizz e sem brilho.
Óleo capilar e leave-in servem como protetor térmico antes do secador e da chapinha
Para quem gosta de manter o aspecto liso dos cabelos com secador e chapinha, tanto o óleo quanto o leave-in podem agir como protetor térmico. É que o calor dessas ferramentas pode ressecar e quebrar os cabelos, principalmente aqueles que contém outras químicas, como coloração. A proteção térmica vai blindar os cabelos do calor, fazendo com que o fio não perca água e continue hidratado mesmo após o efeito do secador e da chapinha. Na hora de procurar pelo seu finalizador queridinho, a dica é verificar na embalagem se eles contêm proteção térmica.
Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.