Como cuidar do cabelo com luzes platinadas? O que fazer para evitar o efeito ressecado? Como manter o cabelo platinado sempre saudável? Se você acabou de descolorir as madeixas, alguma dessas perguntas pode ter passado na cabeça - e nada mais normal, viu?
Por causa de todo o processo com a química, é natural que a fibra capilar sofra alguns danos (ainda que leves), mas tudo pode ser controlado e revertido com um tratamento caseiro intensivo e certeiro. Continue lendo a matéria para saber em quais produtos apostar e como cuidar dos fios em casa!
Melhores produtos para cabelos loiros platinados: o que não pode faltar
Na hora de recuperar os cabelos platinados depois do procedimento, é preciso contar com os aliados certos - ou seja, os produtos de cabelo que atendam exatamente as necessidades do fio descolorido. Nesse caso é importante investir em:
- Linhas de tratamento de reparação/reconstrução: são fundamentais para (assim como o nome já sugere) reconstruir a fibra capilar e reparar as alterações feitas na mecha durante a descoloração. Aqui, é importante optar por produtos que tenham cicatri-ceramidas na fórmula - elas vão ajudar a revitalizar e dar mais força o cabelo novamente.
- Máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução: após platinar os fios, é importante não só reconstruir os cabelos, mas também devolver água e nutrientes para as madeixas e, assim, garantir que os fios fiquem completamente saudáveis de novo. Para isso, invista em máscaras hidratantes, nutritivas e reparadores, e mescle conforme o cronograma capilar ideal.
- Produtos de cabelo com pigmentos roxos: o fio platinado corre risco de ficar amarelado ou manchado com a exposição solar, uso de babyliss e chapinha, além de outras influências externas. Para neutralizar a cor, vale a pena ter um produto matizador em casa para que os pigmentos roxos deixem o loiro perfeito novamente.
Como lavar o cabelo platinado? Veja o procedimento para preservar o aspecto do cabelo
Sabia que a forma de lavar os fios platinados influencia e muito no resultado mais saudável dos cabelos? Não só o passo a passo, mas a frequência e até temperatura da água. As dicas são:
- evitar lavar os fios todos os dias para que eles não ressequem ainda mais e percam a oleosidade natural;
- preferir lavar o cabelo em água morna e evitar o banho muito quente para não roubar a hidratação e brilho do visual;
- não pentear o cabelo molhado no banho para evitar a quebra dos fios. Se quiser tirar os nós, faça isso com a ajuda do creme de pentear;
Produtos de finalização são indispensáveis para deixar os fios hidratados
Por fim, especialmente se você for do tipo que não vive sem chapinha, secador e babyliss - ou do grupo que não abre mão da piscina e praia - os produtos finalizadores precisam ser seu melhores amigos!
Aposte nos produtos sem enxágue como o leave-in, óleo capilar ou creme de pentear reconstrutor para evitar que as pontas fiquem ressecadas (dando mais hidratação) e, de quebra, para manter a cor intacta nas madeixas. O toque final faz toda diferença para uma secagem perfeita!
Matéria publicada em 10 de março de 2021, por Webedia.