Quem sofre com caspa nos cabelos sabe que são precisos alguns cuidados bem específicos para eliminar e prevenir o problema. Além de usar uma linha de produtos própria para o tratamento da descamação no couro cabeludo, existem alguns hábitos que devem ser deixados de lado, bem como certos penteados e efeitos de styling. Por isso, é muito comum surgir a dúvida: cabelo com caspa pode ser colorido? Entenda!
Coloração não aumenta a caspa, mas pode causar sensibilidade no couro cabeludo
A caspa é causada pela proliferação de fungos no couro cabeludo, que se alimentam da gordura produzida pelas glândulas sebáceas que aí existem, sendo essencial manter a região bem limpa e seca. Nessa medida, as colorações podem até ser benéficas para destruir o fungo da caspa, uma vez que têm ação adstringente. No entanto, qualquer tipo de química, ao se aproximar de um couro cabeludo problemático, pode causar sensibilidade e irritação, por isso não é recomendado usar colorações com elevados níveis de oxidante.
A dica para quem não quer abrir mão de mudar o visual é tratar o problema antes de colorir. Aposte nas fórmulas anticaspa e permita que o produto faça o seu trabalho por duas a três semanas; e só então invista no processo de coloração.
Degradê de cor e mechas são as opções perfeitas para quem sofre com o problema
Para colorir o cabelo sem correr o risco de irritar o couro cabeludo, vale experimentar estilos de coloração que não comprometem a área. Todas as variações do ombré hair, como o hair strobing, bronde e tantas outras estão super em alta e são alternativas perfeitas para dar um novo ar aos fios sem deixar a química se aproximar da raiz. As mechas mais difusas são outra ótima opção, que podem deixar o cabelo com um aspecto renovado sem comprometer a sensibilidade do couro cabeludo.
Na hora de escolher o shampoo anticaspa, opte pelos que contêm ativos hidratantes na fórmula
Para eliminarem com eficiência a oleosidade do couro cabeludo, de modo a disseminar o fungo da caspa, muitos shampoos anticaspa tendem a ser bastante adstringentes, o que pode abrir a cutícula do fio deixando os pigmentos de cor sair mais rapidamente. Assim, o ideal na hora e investir na fórmula mais adequada, é procurar pelas que forem enriquecidas com ativos hidratantes que não pesem nos fios, como a essência de alga azul.
Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia.