Por ter propriedades para nutrir, dar brilho e controlar o frizz dos fios, os óleos capilares são os queridinhos na rotina capilar de muitas mulheres. Indicados para todos os tipos de cabelos, eles são muito usados na hora da finalização, como proteção térmica antes do secador, chapinha e babyliss e, também, como um extra que protege os fios dos danos do verão. Mas você sabia que existem outras possibilidades de uso? Descubra três novas formas de usar o produto:
Óleos protegem os fios do ressecamento do shampoo:
Uma boa medida para evitar que o shampoo resseque os fios na hora da lavagem é o "pré-poo" - processo de aplicar algum produto antes de lavar o cabelo para formar uma proteção que impedirá que o shampoo retire a oleosidade natural das madeixas. Além do condicionador, os óleos também são indicados para esta função: basta aplicar o produto em todo o comprimento, deixar agir por cinco minutos e, em seguida, enxaguar no banho e lavar como de costume. Diferente da hora da finalização, nessa função, o óleo pode ser aplicado mais próximo à raiz, já que será enxaguado em seguida. Para que os fios não fiquem pesados com o excesso de óleo, o processo deve ser feito apenas uma vez na semana.
Máscaras de tratamento ficam mais potentes com o acréscimo de óleos:
Quando os cabelos estão precisando de um tratamento mais forte, a máscara capilar pode acabar não resolvendo todo o problema. Nessas situações, a dica para conseguir um resultado mais satisfatório é misturar um pouco de óleo no produto de hidratação, enluvando do comprimento até às pontas. Dessa maneira, o cabelo ficará mais nutrido e o aspecto hidratado mais evidente. Mas, atenção: essa mistura deve ser feita em um recipiente separado, apenas com a quantidade de máscara que você vai usar no dia; se aplicado diretamente no pote que será guardado, os ingredientes podem acabar perdendo as propriedades benéficas aos fios.
Óleos facilitam na hora de desembaraçar os cabelos:
Os óleos capilares também são ótimos aliados na hora de desembaraçar os cabelos, pois, por serem emolientes, fazem com os que os fios se soltem mais facilmente. O processo é simples: após lavar como de costume, tire o excesso de água, aplique o óleo com os dedos - dessa vez, evitando as regiões próximas à raiz - e desembarace. Se for usar pente, opte pelos de dentes mais largos para evitar a quebra.
Matéria publicada em 18 de março de 2021, por Webedia.