Para mudar de visual ou mesmo para lidar com as transformações próprias do cabelo, muitas vezes a mulher acaba prejudicando a saúde dos seus fios, sem saber a origem específica de tantas mudanças. De liso a ondulado, de ondulado a cacheado ou mesmo de liso a cacheado, ao longo da vida a textura das madeixas de cada uma pode variar consideravelmente, quer seja naturalmente ou por meio de processos químicos. Confira cinco dos principais motivos pelos quais estas alterações ocorrem e aprenda a evitá-las!
1. Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos
As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso. Nesta fase, as madeixas ficam geralmente mais espessas e brilhantes, devido ao estrogênio que inibe a queda de cabelo. Mas outros tipos de desiquilíbrio hormonal também podem causar danos à textura capilar, como deixá-la menos densa, mais fraca e por vezes também mais seca.
2. Com a idade, os cabelos se tornam mais àsperos e secos
Naturalmente, a idade também se reflete na saúde e textura dos cabelos. À medida que os anos passam, as glândulas sebáceas do couro cabeludo vão produzindo cada vez menos sebo, o que resulta em fios mais secos e ásperos. Os folículos grisalhos também têm uma estrutura diferente dos mais jovens, e nesta fase, a hidratação é indispensável.
3. Tratamentos químicos são a causa nº 1 das alterações na textura capilar
Os tratamentos químicos são os motivos primários responsáveis pelas mudanças de textura do cabelo, sendo curiosamente aqueles sobre os quais a mulher tem mais controle. Além dos tradicionais alisamentos e permanentes, outros como colorações e oxigenações mudam a estrutura dos fios enfraquecendo-a. Para ajudar a devolver o brilho aos cabelos, é recomendado fazer tratamentos de brilho e de reconstrução, e finalizantes à base de silicone são excelentes para o dia a dia.
4. Medicamentos usados ao longo da vida também podem causar queda de cabelo
Geralmente, todos os medicamentos que tomamos têm algum tipo de efeito sobre o nosso exterior, e muitas vezes o cabelo é o primeiro afetado. Produtos comuns como analgésicos, tramentos para acne e depressão podem parecer inofensivos, mas são uns dos principais responsáveis por questões como queda de cabelo e mudança de textura do folículo.
5. Alimentação pobre em nutrientes também se reflete na saúde dos fios
Para preservar os seus fios belos e saudáveis, vale manter uma alimentação diária saudável, rica em zinco, biotina, ferro, vitamina E. As escolhas de cada uma se refletem no exterior - pele, unhas e cabelo - e o abuso de àlcool e alimentos processados é um dos principais causadores de fios opacos e sem vida.
Matéria publicada em 15 de março de 2021, por Webedia.