O protetor solar é indispensável para impedir que os raios ultravioleta deixem a pele com manchas indesejadas. Mas você sabia que, mesmo com toda a proteção, nem sempre ele é capaz de evitar manchas causadas por componentes presentes em outros produtinhos de pele?
Isso acontece porque alguns ingredientes que aparecem na fórmula dos produtos de beleza causam fotossensibilidade - que é a condição em que a pele fica mais sensível ao sol e sujeita à manchas escuras, queimaduras solares e até ao aparecimento de rugas. Quer saber o que fazer para não correr esse risco? Confira a lista com 4 componentes que você deve evitar ou usar com muito cuidado antes do dia escurecer!
1 - Retinol
Para quem já começou o tratamento contra marcas de expressão, é bom ficar atenta ao uso do retinol. O motivo? É que o ativo esfolia a superfície da pele e faz com que ela fique mais exposta aos danos causados pelos raios UVA e UVB.
Mas, apesar disso, ele pode ser usado durante o dia sem riscos sempre que aparecer combinado com vitaminas, como a C e E, e ativos fotoprotetores - só que sempre junto com um protetor solar de FPS 30, no mínimo, para que a pele não fique exposta.
2 - Peróxido de benzoíla
Muito comum em produtos que combatem a acne, esse antibacteriano feito de ácido benzóico e oxigênio também pode causar fotossensibilidade se a pele for exposta ao sol. Nesse caso, mesmo combinado com protetor solar, o uso durante o dia não é indicado por conta da ação dos raios ultravioleta.
O correto é aplicar na pele antes de dormir - em uma frequência que será indicada pelo dermatologista -, enxaguar abundantemente pela manhã e usar o filtro solar em seguida para garantir que a derme ganhe a proteção necessária para não ficar com nenhuma manchinha indesejada.
3 - Ácidos Alfa-Hidroxi
Por causa do alto poder esfoliante, os ácidos chamados de alfa-hidroxi também devem ser usados com cautela. É que por agirem profundamente na pele, aumentam a sensibilidade e deixam o rosto ainda mais suscetível aos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.
Mas vale lembrar que aplicar o produto durante a noite não deve ser o único cuidado: também é importante reforçar a atenção com o uso do protetor solar durante o dia para que a ação do produto na pele não cause manchas.
4 - Ácido salicílico
Apesar de também fazer parte da lista de produtos a serem evitados durante o dia, o ácido salicílico tem algumas exceções.Presente em vários produtos - principalmente os voltados para pele oleosa ou com tendência à acne -, o ácido pode causar fotossensibilidade e precisa ser usado com cautela durante o dia. Mas nas fórmulas em que aparece com baixa concentração, ele acaba sendo um aliado e não oferece risco algum quando exposta à luz solar. Pelo contrário.
Prova disso é o fato do ativo fazer parte de algumas versões de protetor solar voltadas para a pele oleosa e com acne. Dessa forma, aliado à alta proteção UVA e UVB, ele apenas ajuda a dar uma controlada na oleosidade sem deixar o rosto com descamação intensa.
Matéria publicada em 24 de março 2021, por Webedia.