Na praia ou nos dias em que o sol está muito quente, o filtro solar faz parte da rotina da maioria das pessoas. Mas quando o tempo está mais frio, o FPS acaba sendo esquecido, já que ideia é que a proteção só é mais urgente no Verão. Mas, ao contrário do que muita gente acredita, os raios ultravioletas - que são os grandes vilões da saúde e beleza da pele - continuam agindo mesmo com o tempo chuvoso, nublado ou mais fresquinho. Que tal aliar o cuidado ao creme anti-rugas? Saiba como!
Ação dos raios UVA e UVB é constante ao longo de todo o ano
Engana-se quem pensa que dias sem sol dispensam protetor solar: no período nublado de outono e inverno, a pele também precisa do produto para ficar protegida! O motivo para esse cuidado é a incidência dos raios ultravioletas, que continua ativa durante todo o ano.
Os raios UVB - que causam aquela incômoda sensação de ardência e vermelhidão nos dias muito quentes - são realmente bem mais intensos no verão e conseguem uma penetração superficial e rápida na pele. Já o UVA age da mesma maneira em todas as estações e penetra nas camadas mais profundas da derme - e é esse o responsável pelo envelhecimento precoce da pele, que causa problemas como rugas, manchas e até desequilíbrios na oleosidade.
Cremes anti-idade com filtro solar na fórmula são opção prática para o tempo frio
Os raios UVB são responsáveis pelas queimaduras solares e deixam a pele predisposta ao aparecimento do câncer. Por isso, por causa de sua ação intensa e rápida no verão, é indispensável usar um protetor solar com FPS 30, no mínimo, e reaplicar o produto de duas em duas horas.
No entanto, nas estações mais frias, é possível agilizar a rotina de cuidados e conseguir essa proteção recorrendo a produtos multifuncionais que contem com FPS na fórmula - mesmo que ele seja um pouco mais baixo, como o de 25. O creme anti-idade que deve ser aplicado pela manhã, por exemplo, é uma boa opção para tratar o rosto e deixar a pele protegida em um único passo, e outra ótima opção é o BBCream, que garante uma cobertura impecável e uniforme ao mesmo tempo que protege a pele da ação dos raios solares. É sempre válido combinar o protetor solar com estes cosméticos, turbinando ainda mais a proteção da sua pele.
Protetor solar de corpo também não deve ser esquecido
Mas não é só o rosto que deve ser lembrado quando o assunto é proteção solar, certo? Também é importante usar um filtro nas partes mais expostas do corpo - como mãos, braços, pescoço e colo, por exemplo. Para isso, basta adicionar um protetor solar corporal na rotina de beleza e aplicá-lo diariamente antes de sair de casa.
Matéria publicada em 17 de maio 2021, por Webedia.