Usar protetor solar para sair de casa precisa ser uma rotina diária para quem quer manter a pele bonita e saudável. Com mulheres cada vez mais conscientes da importância de uma boa proteção, também começam a surgir as dúvidas na hora de comprar o filtro solar ideal. Será que é necessário usar um produto diferente para a face e outro para o corpo ou as duas regiões podem receber os benefícios do mesmo produto? Acompanhe a opinião de um especialista sobre as diferenças entre eles e proteja a pele da forma correta.
A principal diferença entre protetores para rosto e corpo está na textura
O cosmetologista Alan Izolani diz que não é proibido usar o protetor corporal no rosto, mas que a diferença de textura entre os dois pode incomodar algumas mulheres: "como é para atingir uma área mais extensa, o filtro solar para o corpo tende a ser mais oleoso e costuma deixar a pele da face um pouco mais brilhosa", conta. Esse detalhe pode influenciar também na fixação da maquiagem, que precisa de uma superfície sequinha para durar mais.
As ocasiões de uso também explicam bem as diferenças entre os dois produtos. Por mais leveza que tenha, o protetor solar para o corpo ainda é mais denso do que a versão facial porque precisa garantir proteção à prova d'água e uma resistência maior - isso acontece devido ao extenso uso em praias e piscinas, onde a exposição ao sol é mais direta.
Peles oleosas sentem mais a diferença entre os dois produtos
A formulação mais oleosa dos protetores para o corpo é sentida principalmente por quem tem uma pele propensa à acne. Nesses casos, o mais indicado, segundo Izolani, é procurar protetores não comedogênicos, que não entopem os poros. Além deles, já existem no mercado produtos específicos para esse tipo de pele que possuem um toque seco e inclusive ajudam a controlar o brilho excessivo.
Protetor específico para o rosto contém propriedades que beneficiam a área
Uma outra vantagem de usar protetores específicos para o rosto são os benefícios que eles trazem para a pele. Como são pensadas unicamente para essa área, Izolani explica que essas fórmulas costumam trazer mais que apenas proteção solar: "alguns tem antioxidantes e ativos que ajudam na qualidade da pele, como o colágeno que age contra a flacidez", conta. Na hora de ir às compras procure no rótulo pela vitamina E, que combate os radicais livres e reforça a resistência da pele contra as agressões externas, além de ativos hialurônicos, que hidratam a pele prevenindo rugas e manchas.
Qual o melhor fator de proteção para o rosto?
O protetor solar para o rosto ideal é aquele com FPS a partir de 30, os protetores a partir desse número já são capazes de garantir uma proteção completa e eficiente para a pele do rosto. Por isso, sempre fique atento ao fator de proteção solar. Pessoas com pele mais sensível à exposição solar precisam de protetores com maior FPS, mas, mesmo com um FPS alto, é necessário reaplicar o protetor solar facial ao longo do dia.
Quantas vezes passar protetor solar no rosto no dia a dia?
O protetor solar no rosto deve ser aplicado logo pela manhã e reaplicado ao longo do dia. Sempre aplique o protetor solar 30 minutos antes da exposição solar ou as luzes visíveis, dessa forma é possível criar uma barreira de proteção eficiente para a pele. Além disso, reaplique o protetor solar no rosto de 3 em 3 horas para garantir a proteção completa e reaplique o protetor sempre que a pele entrar em contato com água.
Como saber o protetor solar ideal para minha pele?
Para saber o protetor solar ideal para sua pele é preciso entender qual o seu tipo de rosto. Peles oleosas devem utilizar protetor solar com ação antioleosidade, efeito matte ou toque seco, dessa forma é possível proteger a pele sem causar uma sensação de brilho extremo no rosto. Já as peles secas precisam de protetores mais consistentes e com ativos hidratantes, como o ácido hialurônico.
O protetor solar com cor é indicado para todos os tipos de pele e principalmente para aquelas que apresentam manchas, pois com ele é possível proteger a pele e uniformizar o tom do rosto de forma instantânea. Por isso, entenda qual o seu tipo de pele e, a partir daí, escolha o protetor solar que mais combina com seu rosto.
Para escolher o melhor protetor solar para o seu rosto, conheça os protetores L’Oréal Paris. A linha Solar Expertise é enriquecida com ácido salicílico, oferecendo ação antioleosidade e anti-inflamatória para a pele. Disponível na versão para pele oleosa e pele madura, você pode optar pelo protetor com cor ou sem.
Já a linha UV Defender é enriquecida com ácido hialurônico, poderoso ativo hidratante e antissinais. A linha conta com as versões para pele oleosa, hidratação intensa e o protetor solar fluido, com textura leve e fácil absorção da pele. Escolha também entre as opções com cor ou sem.
Conheça o Skin Genius, a nova plataforma da L’Oréal Paris que avalia sua pele através da inteligência artificial e recomenda os melhores cuidados e produtos para sua pele. Faça o teste agora e descubra a melhor rotina de skincare para você!