Se você já ouviu falar em Pilates, pode até já ter pensado em fazer uma aula experimental, mas ainda não sabe realmente que tipo de atividade física é essa? Na verdade, se trata de um conjunto de exercícios que ajudam a equilibrar tanto a mente quanto o corpo. Diferente da musculação, aqui não há tanto desgaste físico, os movimentos são mais suaves e os aparelhos e os acessórios também são diferentes e até curiosos, o que desperta ainda mais o interesse na prática da atividade. Saiba todos os detalhes e benefícios!
Quais as mudanças que o Pilates traz para o corpo, mente e pele?
Enquanto o objetivo da musculação é melhorar a aparência física do corpo, o Pilates tem a intenção de melhorar a respiração, a disposição, a concentração, a postura do corpo, a coordenação motora, a força e precisão da mente, mas claro, sem deixar de lado as mudanças físicas, como aquela definida no abdômen. Isso é super vantajoso para quem não gosta ou não está acostumado a fazer atividades físicas, independente da idade.
E se você já ouviu falar que os exercícios melhoram a aparência da pele, saiba que o Pilates não fica fora disso! Ele também estimula a produção de serotonina, substância responsável pelo bom humor e qualidade do sono, o que faz com que a pele fique menos flácida e menos oleosa. Os movimentos também ajudam a liberar as toxinas da pele, ou seja, as impurezas que se formam ao longo do dia.
Quais são os exercícios mais comuns no Pilates?
As aulas de Pilates costumam ser leves e com poucas repetições de movimento. Geralmente, há um grande repertório de exercícios, que podem ser feitos no solo ou com acessórios do tipo faixa elástica, bola e cadeiras, que ajudam a fortalecer a musculatura de várias partes do corpo. A série de exercícios vai depender da necessidade de cada pessoa, por isso, é essencial o acompanhamento de um profissional. Uma curiosidade é que as aulas são únicas, fugindo da rotina e da monotonia.
Por que o pilates tem feito sucesso entre as mulheres?
Além das aulas de Pilates serem diferentes a cada semana e com poucos alunos, o que estimula as mulheres a praticar essa técnica é a rapidez dos resultados. A melhora da respiração, da flexibilidade e da disposição para enfrentar a rotina diária pode ser percebida após algumas aulas, e o bem-estar e a autoestima também. Isso porque, ao estimular o foco e a atenção, o Pilates ajuda no controle emocional. Assim, o método torna-se uma boa dica para quem quer dar uma animada na rotina sem sentir demais o peso dos exercícios.
Matéria publicada em 17 de maio 2021, por Webedia.