Passar horas no salão cuidando do visual é o passatempo preferido de muitas mulheres. Tantas idas ao cabeleireiro, seja para retocar a cor dos cabelos, clarear ou escurecer alguns tons, aparar os fios ou até mesmo fazer mudanças radicais de corte e coloração vão adicionando novos looks ao histórico capilar de cada mulher. Você sabe quantas vezes o seu estilo de cabelo muda durante toda a vida?
Saiba qual cor combina com seu estilo de corte
Mulheres mudam de cor de cabelo até 100 vezes na vida
Pesquisadores do Reino Unido constataram que as mulheres mudam as madeixas pelo menos 150 vezes na vida, incluindo mudanças discretas como deixar a franja mais longa ou dar uma repicada para se desfazer do corte reto. Quando o assunto é coloração, os números também são impressionantes. Segundo os pesquisadores, elas trocarão de cor pelo menos 100 vezes durante a vida, entre tonalidades mais claras e escuras ou reflexos diferentes uma mesma cor.
O dado não fala que cada mulher terá cem cores de cabelo diferentes na vida, mas que entre ficar loira, voltar para o castanho, fazer luzes e trocar para mechas californianas, serão feitas uma centena de mudanças da adolescência até a terceira idade.
Mudança na rotina é motivo para renovar o visual
De acordo com a pesquisa, a razão para tantas mudanças é que as mulheres se cansam do próprio visual, o faz com que corram para o salão de beleza em buscar de mudança. Outra razão apontada é a tranformação no cotidiano, seja no casamento, uma data especial como aniversário ou até mesmo a ruptura de um relacionamento. Sacha Mascolo-Tarbuck, diretora criativa da "Toni&Guy", empresa que organizou a pesquisa, conta que mudar a cor e o corte renova o visual: "uma transformação é excelente para destacar a aparência, mesmo que seja uma mudança discreta, como clarear os fios em alguns tons ou só mudar o comprimento dos cabelos", explicou.
O estudo entrevistou duas mil mulheres no Reino Unido com idades entre 15 e 65 anos e entre outras pesquisas, identificou os hábitos femininos do país, como o de ir ao salão de beleza pelo menos cinco vezes ao ano para mudar o visual com a ajuda de algum artifício, como o alisamento, coloração ou corte.
Brasileiras também mudam tanto quando as britânicas?
Se as britânicas mudam de estilo pelo menos 150 vezes na vida, será que as brasileiras também chegariam perto de tantas transformações? Para a cabeleireira Helena Santiago, as mulheres do Brasil não radicalizam tanto como as europeias, mas gostam de mudar: "as brasileiras amam cabelo longo. Na maioria dos casos, as mudanças são sutis: repicados, franjas ou camadas, nada muito arriscado. Já com a cor a história é diferente. Minhas clientes estão sempre experimentado algo novo, como as californianas ou mechas mais claras para iluminar", contou.
A jornalista Beatriz Barros possui madeixas cacheadas na altura do ombro e conta que depois que alisou os fios, se sentiu mais livre para fazer cortes como chanel, arriscar um franjão ou repicado, mas não pretende investir em um novo estilo no momento: "estou satisfeita, mas daqui a pouco me dá uma louca e eu mudo de novo". Na contramão, a designer Amábile Pezete diz que detesta ir a salões de beleza. Dona de fios lisos, mas volumosos, a moça está deixando o cabelo crescer e não frequenta salões há quase um ano: "Não gosto do clima, prefiro fazer tudo em casa, mas como tenho preguiça, acabo não fazendo quase nada com meu cabelo", confessou.
Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.