Repicados e desfiados são duas das técnicas mais pedidas nos salões de beleza. Apesar de serem aplicados para objetivos semelhantes, como acentuar o volume ou criar um visual moderno, muita gente não sabe diferenciar as técnicas e pode acabar saindo do salão decepcionada com o resultado contrário ao que desejava.
Segundo a cabeleireira Adriana Patatt, a diferença entre os dois efeitos é a intensidade: "o repicado possui camadas mais marcadas. Já o desfiado é mais suave, tem balanço e camadas mais unidas", explicou. Ambos os cortes podem ser feito em cabelos lisos, ondulados ou cacheados. O que vai diferenciar é a textura, fina ou grossa, das madeixas.
Repicado horizontal, vertical e diagonal
Criado em alta ou baixa projeção, os diferentes tipos de repicados podem ser feitos em linhas horizontais, verticais e diagonais. Quem opta pelas linhas retas geralmente são as moças que desejam um look mais volumoso, diferente daquelas que preferem o corte na vertical, que costuma trazer leveza aos fios. Já o estilo feito em diagonal oferece um cabelo com mais curvas e altamente moderno. Essa técnica costuma ser explorada nos cabelos longos.
O repicado também pode ser reproduzido com camadas de diferentes alturas. Recomenda-se usar tesoura em vez de navalha, para promover um melhor caimento às pontas. Outra característica do repicado é a possibilidade de mudar completamente o visual, sem precisar mexer no comprimento dos fios.
Desfiado é usado para suavizar
Ideal para cabelos grossos, o desfiado pode ser feito com tesoura ou navalha, e segue a linha do repicado. A diferença está na composição, enquanto um modela, o outro deixa o cabelo "desconectado". De acordo com Adriana, esta ténica é ideal para as mulheres que possuem cabelos grossos que não chegam a ser crespos: "o desfiado deixa o cabelo mais leve, com balanço e ajuda a controlar o volume", explica.
Duas técnicas em um único corte
Se é possível possível utilizar as duas técnicas em um único corte? A cabeleireira afirma que sim. "É possível, mas vai depender do resultado que a cliente deseja", explica. A exemplo disto, a hairstylist apontou o chanel como uma alternativa moderna para ser explorada: "menor atrás, desfiado e mais compridinho na frente com leves camadas seria uma opção".
Matéria publicada em 13 de abril de 2021, por Webedia.