Já reparou que algumas tonalidades loiras têm nomes ligados a produtos deliciosos, que dão água na boca? Os fios claros nunca saem de moda e, segundo o visagismo, representam a leveza, energia e dinamismo e ajudam a rejuvenescer a expressão. Para quem pretende pintar o cabelo, pode ser confuso escolher a cor ideal. A gama de tonalidades loiras é tão grande que, com algumas dicas, é fácil encontrar a cor adequada ao seu tipo de pele.
Loiro Manteiga
O "Buttery Blond" é democrático e deixa os fios dourados lindos em qualquer tipo de pele: "Esse loiro deixa o ar mais saudável. Ele ilumina as morenas mas também deixa as mais branquinhas mais coradas", explica o colorista Carlos Godoy.
Strawberry blonde
Apesar de ter loiro no nome, o tom se assemelha mais a um ruivo desbotado. O tom conquistou as celebridades e é um dos mais pedidos dos salões, mas Carlos explica que é um estilo para poucas: "ele acentua a beleza de pessoas com a pele muito branquinha, principalmente se elas tiverem olho claro. É um tom ótimo para alegrar o visual de quem tem cabelo com base acinzentada", ensinou.
Loiro Caramelo
Esse tipo de loiro é um dos mais democráticos. "O caramelo é ótimo para peles mais escuras porque clareia e suaviza", afirmou o colorista Carlos Godoy. O tom é a escolha perfeita para negras que queiram adotar os cabelos claros pois ilumina sem criar um contraste muito grande entre pele e as madeixas.
Loiro Mel
Essa tonalidade destaca o bronzeado e em pessoas com a pele muito clara, pode deixar o visual pálido. Em peles morenas e negras que puxem para o dourado, o resultado fica parecido ao caramelo, mas em outros tipos, pode parecer artificial. O mel é uma versão mais quente do loiro dourado, que também destaca o bronzeado e é a cara do verão.
Loiro Avelã
Outro tom da tribo dos quase castanhos, o avelã dá a sensação de naturalidade e funciona para peles mais claras porque destaca a expressão sem pesar, como acontece quando os fios são muito escuros.
Loiro Baunilha
O "Vanilla Blonde" tem adeptas famosas, como a atriz Michelle Williams. O colorista Carlos Godoy explica que a tonalidade pode deixar alguns tons de pele com aparência opaca, mas que é ideal para cútis mais rosadas porque ilumina sem brigar com as feições.
Loiro Damasco
Primo distante do "Strawberry Blonde", ele é uma versão ainda mais desbotada e loira. Além de poder ser usado sozinho, essa cor combina com tonalidades mais escuras para criar luzes inversas, que formam pontos de luz nos fios.
Loiro Canela
Conhecido também como "Syrup" e "Crème Brûlée", esse loiro é ótimo para quem não quer se aventurar com fios muito claros. O canela é uma das cores mais usadas para o low light, as mechas fechadas, que criam contrastes mais suaves e discretos nos fios claros.
Cabelos claros precisam de tratamento
Além dessas tonalidades o loiro tem muitas outras que podem destacar o seu visual, mesmo que sejam usadas em técnicas como o ombré ou mechas californianas. O comum entre todas elas é o cuidado especial com os fios mais claros, que devem ser tratados com shampoos e condicionadores especiais para deixá-los lindos e saudáveis.
Carlos Godoy ainda aponta outra tendência para essas cores: a mistura de tonalidades para criar o efeito de profundidade. Segundo o colorista, essa técnica valoriza as feições, sendo feitas mais marcadas ou finas, porque trabalha nuances que irão criar reflexos de luz e deixar um resultado mais natural.
Matéria publicada em 12 de abril de 2021, por Webedia.