Muitas mulheres já ouviram da mãe ou da avó que um dos segredos para ter um cabelo bonito é escová-lo 100 vezes antes de dormir. Seja para espalhar a oleosidade do couro cabeludo até as pontas, ou para evitar o atrito dos nós no travesseiro, o fato é que a prática de pentear os fios antes de deitar continua sendo muito copiada. Quer saber se a prática realmente funciona? O tricologista Valcinir Bedin explicou mais ao Beleza Extraordinária. Confira!
Escovar muito o cabelo antes de dormir aumenta produção de sebo do couro cabeludo
Se você tem o costume de dar várias escovadas no cabelo antes de se deitar, um alerta: essa prática pode prejudicar os seus fios! Influenciadas pela ideia de que um dos segredos de beleza mais eficazes vem desse truque no fim do dia, muitas mulheres reservam um tempinho para pentear as madeixas antes de dormir. Mas, diferentemente do resultado que esperam, esse hábito acaba aumentando a oleosidade do couro cabeludo e pode até causar quebra!
O motivo para a oleosidade é o fato do excesso de escovadas acabar contribuindo para a multiplicação do sebo, já que as glândulas sebáceas ficam mais ativas quando reagem à fricção da escova ou do pente. Em uma quantidade razoável, essa prática é benéfica para quem tem cabelo ressecado por ajudar a distribuir o óleo da raiz; mas, feita de maneira exagerada e, principalmente, com o pente errado, acaba entregando um efeito reverso. O tricologista Valcinir Bedin, médico formado pela USP e professor de dermatologia, explica: "se os dentes forem muito próximos e houver o estiramento dos fios pode-se estimular a glândula sebácea adjacente a eles e produzir mais oleosidade ".
A quebra, por sua vez, acontece porque a fibra capilar acaba fragilizada pelo atrito repetitivo nos fios: "O fio do cabelo é uma haste protéica, sendo composto por camadas, e a mais externa chama-se cutícula do fio. Como ela é por células que lembram escamas, o ato de pentear em excesso e com pentes e escovas inadequadas pode danificar a fibra e quebrá-los", esclarece Dr. Valcinir Bedin.
Acessórios podem ajudar a conservar o cabelo na hora do sono
Além de não dormir com o cabelo molhado e escovar os cabelos apenas na quantidade ideal, também é importante recorrer a alguns truques para que os fios não sejam prejudicados durante a noite!
No caso de quem tem fios finos, que criam nós com facilidade, o tricologista Valcinir indica uma escovada rápida antes de dormir para evitar os nós formados aumentem a chance de quebra: "pentear os cabelos antes de dormir pode ajudar a mantê-los em boa forma". Já para quem gosta de dormir com os cabelos presos, a dica principal é evitar presilhas e grampos para não correr o risco de criar lesões no couro cabeludo, e apostar em elásticos bem frouxos para que as pontas não fiquem marcadas e nem quebrem. Além disso, estando com as madeixas presas ou soltas, também vale usar uma fronha de cetim para evitar o excesso de frizz causado pelo atrito no tecido tradicional.
Matéria publicada em 17 de maio 2021, por Webedia.