Pentear os cabelos é uma atividade diária, e praticamente obrigatória, para a maioria das mulheres. Muitas preferem desembaraçar os fios logo após o banho ou enquanto as madeixas ainda estão molhadas. No entanto, essa não é uma prática saudável, e algumas medidas simples podem ser tomadas para reduzir os danos dessa ação sobre os fios. Confira abaixo as dicas e conselhos que a tricologista Leticia Bertazzi deu sobre a melhor forma de desembaraçar as madeixas molhadas.
O cabelo molhado deve ser penteado apenas com os dedos
Muitas mulheres não têm tempo de esperar o cabelo secar completamente para começar a cuidar dele, mas Leticia Bertazzi afirma que pentear-se com os fios ainda molhados não é a melhor maneira, já que pode promover a quebra dos cabelos devido a tração do fio úmido. "O cabelo molhado deve ser penteado apenas com os dedos. O ideal é que se esteja 80% seco para começar a modelar com pente ou escova", aconselha.
Pente de madeira é ideal para desembaraçar os fios
Há quem ame uma boa escova e não abra mão desse utensílio. No entanto, para tirar os nós dos cabelos molhados, a melhor forma é usar um pente de madeira com as cerdas largas. Vale atentar para o fato de que o pente só deve ser utilizado caso os dedos não tenham dado conta de desatar os nós. As escovas devem ser deixadas para a hora de alisar e domar as madeixas. "Pente de madeira sempre é melhor! Para desembaraçar, recomendo o pente de cerdas largas. As cerdas mais juntas são para alisar os fios", diz Leticia.
É preferível esperar o cabelo secar para penteá-lo
Apesar da recorrente necessidade de pentear o cabelo enquanto ele está molhado, devido a correria do dia a dia, para preservar a saúde dos fios, o ideal é esperar a secagem completa. Os diferentes tipos de cabelo também influenciam nessa prática; quanto mais liso, mais rápido é possível escová-lo. "É preferível esperar os mais volumosos e com mais química secarem pelo menos 60% para começar a usar escova ou pente. No caso dos mais lisos e menos volumosos, 50% de secagem é recomendada antes de uma escova. Mas o ideal mesmo é secar antes de tracionar o fio", afirma a tricologista.