Você lava o cabelo, finaliza com os produtos certos para seu tipo de fio e, mesmo assim, no meio do dia, o aspecto pesado e sujo já começa a aparecer? Se a resposta for "sim", seu fio é oleoso e, muito provavelmente, essa rotina incessante é um dos seus piores pesadelos. Para as donas de cabelos ressecados, é difícil enxergar a oleosidade como algo ruim, porém, em excesso, essa característica é mesmo prejudicial: além de estragar o visual com o aspecto nada agradável, ainda pode causar dermatite, caspa e até queda de cabelo. Mas a boa notícia é que é possível controlar o problema! Pensando em quem sofre com o problema, preparamos dicas especiais para te ajudar a manter o óleo do couro cabeludo controlado e deixar as madeixas muito mais bonitas e saudáveis. Confira e aprenda!
1) Escolha cuidadosamente seu shampoo
Manter a oleosidade natural é uma medida saudável para os cabelos - pois, além de protegê-los dos raios nocivos do sol, essa característica é uma das responsáveis pelo aspecto de hidratado. Mas, quando o óleo é produzido em excesso, essa história muda; afinal, não há nada mais desagradável que uma aparência gordurosa nas madeixas. Para quem deseja resolver esse problema, a dica principal já começa na hora da lavagem: opte sempre por shampoos específicos para cabelos oleosos, pois eles têm as propriedades necessárias para diminuir e controlar a lubrificação dos fios.
2) Escove menos o cabelo e mantenha suas mãos bem distantes dele
Embora seja agradável passar escovas e pentes nos cabelos desembaraçados depois do banho, essa prática deve ser feita com cautela, pois a escovação em excesso também contribui para o aumento da oleosidade. Outra medida fundamental para ajudar nesse processo de controle do óleo é evitar, sempre que possível, passar as mãos pelas madeixas, já que os resíduos presentes nela acabam sendo transferidos para os fios.
3) Fique longe da água quente
É muito agradável tomar um bom banho quente, mas, para os cabelos, a água em temperatura alta é uma das maiores inimigas. Além de tirar o brilho de qualquer tipo de fio, outro malefício que vem junto com esse costume tão comum no inverno é o aumento da liberação de glândulas sebáceas que ajudam a aumentar a oleosidade - e, até mesmo, causar caspas e seborreias. Por isso, para controlar o óleo natural do couro cabeludo e manter a aparência brilhosa, lave sempre os cabelos com água morna ou fria.
4) Nunca deixe resíduos de condicionador nos fios
Outra dica importante para controlar a oleosidade é caprichar no enxágue do condicionador. Depois do shampoo específico, o ideal para esse tipo de fio é deixar o produto agir entre 3 a 5 minutos e, depois, enxaguar abundantemente, garantindo a retirada de todos os resíduos. Além disso, também é importante lembrar de nunca aplicá-lo na raiz - apenas no comprimento e pontas.