Não é segredo para ninguém que o cuidado mais importante que se deve ter com os cabelos é a hidratação, para conquistar madeixas suaves, brilhosas e super saudáveis. Condicionador, sérum, creme para pentear, tratamento profundo semanal, booster - os produtos para conseguir fios bonitos e nutridos são inúmeros, e, por vezes, esta abundância pode levar à questão: "quanto será demais?". Entenda os erros que você pode estar cometendo na hora de hidratar os fios e desvende a verdade por trás do mito da hidratação em excesso.
Escolher os produtos adequados ao seu tipo de fio é essencial
Se já experienciou cabelos pesados e com sensação de 'sujos' devido à hidratação excessiva, é provável que isso se deva a uma má escolha de produtos. Hoje em dia, existem hidratantes capilares para todos os tipos de fio, e os mais finos e leves são os que tendem a sofrer com a sensação de 'cabelos oleosos' devida ao excesso de hidratação. Usar produtos adequados é essencial, e a aplicação também é muito importante - sempre da metade do comprimento para baixo, e nunca aplicar nas raízes. Já quem tem cabelos mais densos pode abusar da hidratação, e incorporar um tratamento mais profundo duas vezes na semana é uma excelente dica.
Queratina em excesso pode surtir o efeito contrário
Geralmente, as donas de cabelos crespos e cacheados têm cabelos secos por natureza, e a hidratação intensiva é não só benéfica, como também essencial. No entanto, se tende a usar produtos que têm queratina nos seus princípios ativos, fique atenta. Tratamentos nutritivos profundos são inofensivos, mas os que possuem altos níveis de queratina na sua formulação não devem ser usados com tanta frequência. Estes produtos são destinados a reparar os cabelos quimicamente processados e bastante porosos - e são excelentes para o efeito - mas, em exagero, tendem a deixar os fios secos e quebradiços devido ao seu alto teor proteico.
Cabelos ressecados e saturados com química não devem fugir da tesoura
Se está saturando o seu cabelo com tratamentos de hidratação, tanto diários quanto semanais e se nada parece devolver a vida perdida ao seus fios super ressecados, provavelmente o problema não está no produto. Químicas, chapinha, babyliss e secador, sol, mar e cloro são os grandes vilões dos fios, e, embora ajude em muito, a hidratação não pode salvar um cabelo super poroso e cheio de pontas duplas. Nestas situações, um bom corte é a única solução.
Matéria publicada em 17 de março de 2021, por Webedia.