A técnica pré-poo é mais conhecida pela sua função de proteger o cabelo antes da lavagem com shampoo tradicional, evitando que a oleosidade natural seja eliminada na limpeza e as pontas acabem ressecadas. Mas, para a alegria de quem vive em busca de técnicas para facilitar a rotina de cuidados, ela também pode ser útil na hora de desembaraçar as madeixas. Confira mais detalhes!
Técnica pré-poo protege e torna o processo de desembaraçar o cabelo mais rápido
O pré-poo - do inglês, "antes do shampoo" - nada mais é que uma preparação dos fios antes da lavagem. Como os produtos limpantes tendem a apresentar componentes mais agressivos em sua fórmula, ela partiu da ideia de impedir que a oleosidade natural do cabelo seja eliminada junto com as impurezas do dia a dia.
Usada, principalmente, por quem sofre com ressecamento, essa técnica cria uma película protetora no comprimento com óleos, condicionadores cremes de hidratação ou de pentear; mas, além disso, também é um bom truque para tornar a hora de desembaraçar o cabelo mais fácil. O que acontece é o seguinte: por contar com a ajuda de produtos bem mais hidratantes, ela "amolece" os fios e entrega uma textura maleável antes de abrir as cutículas e enrijecer ainda mais as partes embaraçadas com o uso do shampoo.
Procedimento é ainda mais indicado para cabelos cacheados e crespos
Do superliso do tipo 1A ao cachos menores do tipo 4C, é certo que todos os cabelos embaraçam. Mas, por causa do formato anelado, os cacheados e crespos criam nós com mais facilidade e, no geral, são mais complicados de desembolar.
Sendo assim, apostar no pré-poo é o truque ideal para esse tipo de textura por resolver dois problemas com uma única etapa: reduzir o ressecamento causado pelo shampoo e facilitar o processo de desembaraçar as madeixas, diminuindo o risco de quebra e queda excessiva na hora da lavagem.
Veja o passo a passo para desembaraçar o cabelo com pré-poo:
1 - Comece com os cabelos úmidos - já dentro do chuveiro ou ainda fora dele, como preferir;
2 - Pegue um creme de hidratação, óleo ou leave-in de sua preferência e aplique em todo o comprimento do cabelo;
3 - Divida o cabelo em três seções para facilitar - duas laterais e uma na parte de trás. Não precisa nem prender, se não quiser: basta separar as mechas para ir por partes;
4 - Começando pelas pontas, vá passando os dedos entre os fios para desfazer todo o embaraçado;
5 - Vá subindo os dedos por todo o comprimento até chegar na raiz, sempre passando-os delicadamente entre as mechas;
6 - Após fazer isso em todo o cabelo, se sentir necessidade, use um pente de dentes largos para se certificar de que ele ficou bem soltinho, sem nenhum nó;
7 - Enxague todo o produto que foi utilizado no pré-poo;
8 - Feito isso, é só lavar o cabelo como de costume, tomando o cuidado de aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo para não prejudicar a proteção das pontas.
Matéria publicada em 24 de março 2021, por Webedia.