Quem tem cabelos secos sabe que mantê-los com aspecto saudável não é tarefa fácil. O calor da chapinha, babyliss e secador podem acabar com os fios, e tratamentos nutritivos são a solução para devolver a sua saúde. Muitas vezes, na esperança de turbinar a hidratação, é comum substituir o condicionador por produtos mais intensivos, como ampolas e cremes de tratamento, usando-os com a mesma frequência. Para esclarecer todas as dúvidas sobre este hábito, o hairstylist Marcos Proença entregou ao Beleza Extraordinária os seus melhores conselhos e truques. Confira!
Profissional afirma que substituir o condicionador por produtos mais intensivos pode pesar os fios
Segundo Marcos Proença, substituir o condicionador por ampolas ou cremes de tratamento é um procedimento que deve ser reservado a cabelos extremamente desidratados. "Nesses casos, indicamos trocar o condicionador por uma máscara", entrega. No entanto, a dica é a de fazer essa substituição por tempo limitado. "Deve-se fazer este câmbio apenas por um período, pois os fios podem ficar pesados e sem movimento com o uso excessivo", é a garantia do profissional.
Ampolas são complemento de outros produtos hidratantes, segundo Proença
Para quem prefere usar ampolas para turbinar a hidratação dos fios, há que levar em conta que o produto serve apenas para incrementar o poder de outros tratamentos. "A ampola gerlamente é um reforço, e não foi feita para ser usada sozinha", afirma Proença. O conteúdo deste vidrinho deve ser misturado com o condicionador ou creme de tratamento para entregar o efeito pretendido e turbinar a hidratação dos fios.
Na maioria dos casos, tratamento mais profundo deve ser feito apenas uma vez na semana
Para não criar 'vício' nos fios, a dica do profissional é fazer tratamentos profundos semanalmente, nos casos de desidratação comum. "O ideal é deixá-los para uma vez na semana ou conforme o seu cabeleireiro indicar", aconselha Marcos Proença. A máscara hidratante incrementada com ampola é a combinação perfeita para dar aos fios os nutrientes perdidos com as agressões do dia a dia.
Matéria publicada em 15 de março de 2021, por Webedia.