O corpo reflete o estado de saúde das pessoas, por isso é preciso ficar atenta aos sinais que vão aparecendo na pele. O envelhecimento precoce, a acne, a textura irregular, o ressecamento, o aspecto amarelado e as manchas são alguns dos sintomas que afetam a sua beleza e podem indicar que algo não está bem no seu organismo. Frequentemente, isso ocorre devido a hábitos nocivos como fumar, beber em excesso ou mesmo dormir pouco e embora não haja solução mais certeira do que dar fim aos vícios, existem algumas dicas que podem atenuar os seus danos na aparência. Confira!
Retinol e esfoliação são essenciais para quem tem o hábito de fumar
Nocivo para a saúde a todos os níveis, o vício de fumar afeta muito a beleza da pele. Ele é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, fazendo com que as mulheres que fumam fiquem muito mais propensas a desenvolver rugas antes do tempo. Isso acontece porque o fumo do tabaco diminui em 40% a produção de colágeno e elastina na pele, tornando-a mais flácida e menos resistente. Para ajudar na diminuição dos danos, vale investir em um hidratante enriquecido com retinol ou vitamina A, que promove a produção destes componentes, além de proteger contra inúmeras doenças cutâneas. O ingrediente também ajuda a remover a camada superior de células mortas, o que, aliado à esfoliação regular, contribui para uma maior luminosidade da pele.
Hidratação com ingredientes antioxidantes ajuda a atenuar os danos do álcool
Já o consumo excessivo de álcool causa a desidratação da pele e ainda aumenta o volume dos vasos sanguíneos, provocando inchaço e vermelhidão. Assim, é muito importante redobrar o cuidado com a hidratação e vale também acrescentar antioxidantes como a vitamina E à sua rotina, já que o vício também diminui a defesa da pele contra os radicais livres. Outra dica é deixar o seu hidratante na geladeira, para ajudar a diminuir o inchaço na hora da aplicação.
Quem dorme menos de 6 horas por dia deve abusar de cosméticos com a vitamina B3
Por causa da rotina acelerada ou mesmo por conta de hábitos de sono desregulados, muitas mulheres não dormem as horas necessárias. Menos de 6 horas por noite já afeta a saúde da pele, deixando-a seca e sensível, o que pode trazer outros problemas como o efeito rebote de oleosidade excessiva e até acne. Para diminuir os danos, é importante investir em um hidratante enriquecido com vitamina B3, que ajuda a reter a água na pele, evitando o seu ressecamento.
Lenços micelares são ideais para mulheres que vão para a cama sem lavar o rosto
Outro hábito que é extremamente nocivo para a saúde da pele, deixando-a sensível, oleosa e propensa à formação de cravos e espinhas, é não limpar o rosto antes de dormir. Muitas mulheres ainda cometem esse erro, especialmente nos dias mais cansativos e, para elas, existe uma solução: os lenços micelares. Além de serem super práticos, eles hidratam e refrescam a pele, camuflando os danos da prática do mau hábito.
Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia.