Trabalho, estudo, vida social, problemas... Difícil não acabar com picos de estresse ao tentar dar conta de tudo com a correria do dia a dia. Quando isso acontece, além do preocupante desgaste mental, a pele também pode ser afetada e passar a sofrer com a falta de brilho, aparecimento de espinhas e até vermelhidão. Mas você sabia que é possível reverter o quadro e relaxar a mente adicionando alguns hábitos simples na sua rotina? Confira a matéria!
1. Trabalhe sua respiração
Você provavelmente já ouviu que é bom respirar profundamente nos momentos de estresse. Mas, se achava que essa recomendação era apenas modo de falar, esqueça: ela realmente faz diferença! Por ajudar a eliminar as toxinas do organismo, esse método simples é eficaz para acalmar a mente e controlar a ansiedade, causando uma mudança biológica nas sensações.
Para fazer o procedimento, é bem simples: contando até três, inspire profundamente até sentir o abdômen se expandir; depois, refazendo a mesma contagem, expire todo o ar calmamente - repetindo os dois passos por alguns minutos.
2 - Faça uma pausa
Ter o hábito de tirar uma pausa, por menor que seja, também faz toda a diferença para aliviar a tensão. Sabe aqueles dias em que o trabalho está supercorrido e você acha que não vai conseguir dar conta de nada? Então, para passar por eles sem se estressar, a dica é dar uma respirada no pátio ou aproveitar para comprar o lanche da tarde na padaria da esquina. Dessa forma, você se afasta um pouco da pressão e consegue recolocar a cabeça no lugar.
3 - Escute um pouco de música
Pode parecer simples, mas ouvir um pouco de música também ajuda a diminuir o estresse. Por isso, se estiver em um ambiente que permita essa prática, faça uma playlist com as suas músicas favoritas, coloque seus fones de ouvido e tente se concentrar na melodia em vez de pensar no que está te preocupando. Acredite: já nas primeiras, você vai sentir a diferença no seu humor!
4 - Aperte os músculos de sua testa
Sentir uma pressão chata na cabeça é um sintoma muito comum de estresse. Quando isso acontece, muita gente tenta resolver o problema com analgésicos; mas, como não se trata de uma dor comum, não adianta nada.
Sendo assim, em vez de perder tempo tomando um remédio que não fará efeito, experimente apertar os músculos da testa ao mesmo tempo em que inspira e expira lentamente. Fazendo isso, o corpo entende que precisa relaxar e responde aliviando o pico de estresse.
5 - Insira meditações na sua rotina
Para aprender a lidar melhor com a correria do dia a dia e controlar o humor, meditar também é uma ótima opção. Segundo estudos científicos, o exercício é capaz de diminuir os níveis de estresse em pouco tempo, ajudando quem quer levar uma vida equilibrada e sem tanto desgaste mental. Que tal fazer essa atividade antes de começar o dia ou - se sua rotina for muito corrida - nos finais de semana? Vale experimentar!
Matéria publicada em 29 de março 2021, por Webedia.