As sardas são as famosas pintinhas marrons na pele, que surgem, especialmente, em pessoas com pele clara. Enquanto essas manchinhas são um charme para algumas, para outras, podem ser um incômodo. Nos dois casos, o melhor a fazer é sempre proteger a pele com um filtro solar, já que as sardinhas surgem em peles com baixa quantidade de melanina - que é um protetor solar natural do corpo - e são estimuladas pelo sol. "Elas ocorrem em locais de frequentes queimaduras solares, como ombros, nariz, maçãs do rosto e colo", explicou a dermatologista Renata Sampaio. Confira mais detalhes!
Sardas começam a surgir na adolescência e podem ser hereditárias
Ninguém nasce com as sardinhas - chamadas de efélides -, mas elas podem surgir por dois fatores: genética ou exposição solar. Enquanto as sardas hereditárias podem surgir na infância, as manchas causadas pelo sol começam a aparecer na adolescência, devido ao aumento da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. Por isso, elas são arredondadas, pequenas e de cor castanha, e aparecem onde o corpo fica mais exposto. "Elas costumam aparecer na fase da adolescência até a fase adulta. Após esse período, há uma diminuição das sardas, pois a função dos melanócitos, que são as células responsáveis pela pigmentação da pele, diminui, e a pele clareia", explicou a dermatologista Renata Sampaio.
Filtro solar é fundamental, já que as sardas se intensificam no verão
De acordo com a dermatologista, as sardas são benígnas e não causam nenhum mal à pele e nem à saúde, mas nem por isso o filtro solar deve ser deixado de lado, já que elas ocorrem em pessoas com pele muito clara e sem melanina suficiente para proteger a pele de queimaduras, do câncer e do envelhecimento precoce. "Mesmo não sendo uma condição grave, é recomendável que pessoas com muitas sardas procurem um dermatologista para avaliação clínica e detecção de possíveis outras manchas graves, como as cancerosas", recomendou Renata Sampaio.
Sardas são amenizadas no inverno e podem ser disfarçadas com maquiagem
As sardas aparecem escuras durante o verão e, no inverno, elas podem desaparecer ou clarear, já que há menor exposição ao sol. Para quem prefere disfarçá-las, há opções de filtro solar com cor, que protegem a pele e se adaptam a todos os tons de pele. O BB Cream também é uma ótima opção porque possui uma cobertura bem leve e que uniformiza a tonalidade do rosto, disfarçando as manchas de uma forma mais natural.
Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.