A década de 1920 foi um tempo de mudanças sociais e políticas, mas também capilares. A revolução feminina também começou no corte de cabelo, com as mulheres abandonando as longas madeixas e investindo no visual despojado e mais curto.
Obrigadas a trabalhar na indústria bélica na Primeira Guerra e indo as ruas para conseguir o sustento depois da crise, as mulheres passaram a beber, fumar, dirigir e procuravam um look que combinasse com suas novas atividades.
A Tesourada do século
O cabeleireiro parisiense Antoine é considerado o responsável por criar essa vontade de fios mais curtos, como conta Leusa Araujo, autora de "O livro do cabelo" em entrevista ao portal Globo.com: "em 1917, o corte curto e reto feito pelo cabeleireiro parisiense Antoine, a quem se atribui o famoso penteado de Coco Chanel , marca o processo de libertação da aparência dos cabelos, que é muito recente. Foi uma revolução de costumes, já que homens e mulheres quase sempre se distinguiram pelo comprimento das madeixas", explica a escritora.
A "tesourada do século", como ficou conhecido o corte que Antoine fez em Chanel, iniciou a renovação de estilo feminino. A consultora de imagem e visagista Tuka Moreira diz que a mudança radicais como essa, devem ser feitas de acordo com o temperamento e a personalidade, de forma individual: "O estilo precisa corresponder com o que a pessoa quer transmitir, ela precisa sustentar o visual. Um cabelo acima do ombro, por exemplo, demonstra poder e segurança, quando reto, mostra mais independência, enquanto as ondas denotam mais flexibilidade e feminilidade".
Como essas qualidades combinavam perfeitamente com a mensagem que as mulheres da época queriam passar, nada mais natural do que adotar o estilo "bob cut". Os curtos como Chanel e o La Garçonne de Louise Brooks tinham outro motivo, muito mais prático: a guerra provocou uma escassez de produtos de higiene e era impossível para as mulheres continuarem a usar penteados super elaborados.
Como a moda é cíclica, os cabelos curtos voltam com força total, inspirados no visual retrô. Para se inspirar, invista em mousses e sprays que modelam os fios ao estilo de 1920.
Matéria publicada em 26 de janeiro 2021, por Webedia.