Quem tem pele oleosa muitas vezes acaba deixando a proteção solar de lado, para evitar ficar com o rosto ainda mais brilhoso. No entanto, hoje em dia já existem várias opções específicas para quem tem este tipo de pele, por isso não há desculpa para abrir mão do cuidado, que é essencial durante todos os dias do ano. Para proteger a pele sem estimular a produção de mais oleosidade, confira as dicas e aprenda a escolher a fórmula mais adequada para você!
Na hora da compra, prefira um protetor específico para o rosto e com toque seco
Geralmente, os filtros solares próprios para o corpo tendem a ser mais ricos e nutritivos e, consequentemente, mais oleosos. Por isso, na hora de investir em uma fórmula para usar todos os dias no rosto, a dica é procurar por uma específica para a aplicação facial, já que deste modo terá mais opção de escolha de acordo com o seu tipo de pele. Para um rosto livre de oleosidade durante todo o dia, aposte no protetor solar com toque seco, que reduz o brilho imediatamente após a aplicação e ainda mantém a pele matte por horas.
Fórmulas em gel-creme são as escolhas mais acertadas
Além do acabamento sequinho na pele, vale ainda procurar por fórmulas com textura gel-creme, que controlam o brilho e hidratam na medida certa e sem pesar, ajudando a equilibrar a produção de sebo na pele ao longo do dia.
O investimento vai acabar sendo o seu melhor aliado na correria, já que ele hidrata, mattifica, controla a oleosidade e ainda protege em um só passo. A pele oleosa também tem tendência a apresentar espinhas e marcas de acne e outra excelente opção é apostar nas fórmulas com cor, que ainda disfarçam as imperfeições sem pesar.
Proteção solar é aliada no equilíbrio da produção de oleosidade da pele
Um dos inúmeros danos que os raios ultravioleta podem causar na pele é que eles desregulam a produção de sebo, podendo deixá-la muito seca ou oleosa. No caso de quem tem excesso de brilho na pele, as radiações agravam ainda mais o problema, por isso, além de proteger, o filtro solar tem uma outra função - ele ajuda a manter os níveis de oleosidade da pele sob controle. Assim, este é mais um motivo pelos quais quem a tem muito oleosa não deve abrir mão do cuidado.
Para uma aplicação adequada, comece por limpar e hidratar o rosto com produtos específicos para o seu tipo de pele e só então aplique o produto em toda a face e pescoço. Durante o dia, reaplique de três em 2 horas, e para evitar acumular resíduos no rosto, higienize-o com um algodão embebido em água micelar antes da aplicação.
Matéria publicada em 23 de março 2021, por Webedia.