Fios de cabelo branco costumam ser uma verdadeira dor de cabeça para algumas mulheres, que fazem de tudo para os esconder e disfarçar com coloração. Ainda que um time cheio de atitude esteja assumindo a cor grisalha, o cabelo branco ainda parece ser um mistério porque eles não têm idade certa para surgir: pode ser tanto aos 50 anos como aos 25. E você sabe por que o fio perde a sua pigmentação e passa a ficar branco? Confira abaixo e aprenda dicas sobre tratar e cuidar do cabelo!
Cabelo branco está diretamente ligado à genética, ao estresse e à alimentação
Na maioria dos casos, o surgimento dos cabelos brancos está ligado à genética. É provável que você comece a ter fios brancos na mesma época em que os seus pais começaram a ter. Outras causas são o estresse, a má alimentação e a menopausa, já que esses hábitos fazem com que o organismo passe a ser incapaz de produzir melanina nos melanócitos: a melanina é a proteína responsável pela pigmentação, enquanto os melanócitos são as células que formam a matriz dos cabelos. Sobre a alimentação, o fio pode começar a ficar branco devido a falta de certas vitaminas, como a B12, que prejudica a circulação sanguínea nos folículos capilares.
Fios de cabelo ficam brancos por causa do envelhecimento do folículo
Um fio que nasce branco vai continuar nascendo sempre branco no mesmo lugar. Já experimentou arrancar um deles? Saiba que ele vai sempre crescer novamente sem pigmentação porque o folículo envelheceu. Cada folículo é capaz de produzir um número certo de fios ao longo da vida, e o processo de nascimento do fio branco deve se repetir até que a cota daquele folículo se esgote. É importante lembrar que não é indicado arrancar um fio branco porque isso pode destruir o folículo, causando uma falha nessa área do couro cabeludo. A dica é colorir os cabelos com coloração permanente ou temporária.
Como cuidar dos fios brancos: colorir ou assumir o cabelo grisalho?
Enquanto se é jovem, é normal querer disfarçar e esconder os fios brancos, enquanto algumas mulheres mais velhas já estão querendo assumir o visual grisalho. Para quem pensa em pintar o cabelo, é preciso levar em conta a quantidade de fios brancos: para quem tem poucos, vale apostar no tonalizante ou na coloração semi-permanente, que não tem amônia e vai saindo com lavagens. Já para quem já tem uma porcentagem maior de cabelos brancos, a dica é apostar em colorações permanentes, que penetram na fibra capilar, cobrindo melhor o aspecto grisalho. Nesse caso, a dica é usar colorações com número base, ou seja, aquelas que possuem final zero na sua numeração.
Já para quem quer começar a assumir o cabelo branco, é preciso intensificar nas hidratações, que podem ser caseiras com cremes de tratamento. Isso porque os fios brancos costumam ser mais sensíveis e porosos, ou seja, mais ásperos ao toque. Hoje, existem linhas de shampoo e condicionador que fortificam os fios, como aquelas com com arginina para melhorar a porosidade. Apostar em um creme de pentear ou um leave-in anti-frizz e anti-umidade também é uma boa dica porque o fio branco costuma ser mais frisado.
Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.