Se você é ligada em cuidados com o cabelo, provavelmente sabe que o tipo de fio influencia bastante na escolha do melhor shampoo para você. Mas além do produto de uso diário - que pode ser indicado para cabelos secos, oleosos ou mesmo coloridos -, também existem opções de uso com intervalo maior.
O shampoo antirresíduo é um desses produtos que deve entrar de vez em quando na sua rotina de cuidados com as madeixas. Mas, afinal, você sabe qual é a função dele na saúde dos fios? Se você quer saber quando usar o shampoo antirresíduo, para que serve e qual o efeito dele no seu cabelo, vem conferir essa matéria.
Para o que serve o shampoo antirresíduo?
Por mais que você lave bem os fios, é normal que, com o tempo, eles acumulem produtos como condicionador, leave-in e óleos capilares. A poluição do dia a dia, cloro e sal do mar também se juntam a eles, deixando seu cabelo sobrecarregado. Por isso, o shampoo antirresíduo é importante para limpar totalmente as madeixas.
Ele é mais alcalino que os shampoos comuns, abrindo bem as cutículas dos fios e retirando todo tipo de impureza que se acumula no cabelo.
Como cuidar dos fios após o shampoo antirresíduo?
Por ser muito alcalino e deixar as cutículas abertas, é importante cuidar das madeixas depois de usar o shampoo antirresíduo, justamente para evitar que o cabelo fique ressecado. O primeiro passo é usar um condicionador hidratante, que ajuda a fechar as cutículas novamente e hidratar os fios, deixando-os bem macios.
Além disso, você pode apostar em um leave-in para finalizar os cabelos e evitar que as pontas fiquem secas. Quem usa secador e chapinha deve usar um protetor térmico para evitar os danos provocados pelo calor.
Com que frequência devo usar o produto?
A frequência de uso do shampoo antirresíduo vai depender do seu tipo de cabelo.
- Quem tem cabelo oleoso pode usar o produto até uma vez por semana, devido ao excesso de óleo no couro cabeludo;
- Já as donas de fios normais devem apostar no shampoo antirresíduo a cada duas semanas;
- Se o seu cabelo é seco, o recomendado é usar esse tipo de shampoo apenas uma vez ao mês, para evitar que os fios fiquem ressecados em excesso.
- A mesma frequência mensal vale para os cabelos coloridos, já que a química resseca as madeixas e o uso em excesso do shampoo antirresíduo poderia prejudicar os fios.
Shampoo antirresíduo afeta coloração e alisamento?
Essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres que fazem químicas capilares, como a coloração e os alisamentos. O shampoo antirresíduo não é capaz de retirar totalmente a coloração ou a escova progressiva, mas seu uso frequente pode fazer com que a cor desbote mais rápido e o efeito liso nos fios saia com mais facilidade.
Por isso, se você faz esse tipo de química, o recomendado é usar o shampoo antirresíduos apenas uma vez ao mês.
Matéria publicada em 06 de abril de 2021, por Webedia.