Só quem tem cabelo oleoso sabe o quanto o drama é real: lavar os fios parece uma obrigação diária, jogar as madeixas de um lado para o outro é um sonho distante e o mínimo sinal de oleosidade já tira a paz! Mas será que não existe um jeito de deixar os cabelos menos oleosos?
A boa notícia é que, sim, você pode ajudar a natureza e tomar algumas medidas simples no dia a dia para controlar a oleosidade nos fios e manter o visual um pouquinho mais duradouro. Quer saber o que fazer? Continue lendo a matéria e anote as dicas!
Quais são as características dos cabelos oleosos?
Entender as características do cabelo oleoso é essencial para identificar se o seu cabelo está oleoso ou não.
Os cabelos oleosos têm algumas características principais: brilho excessivo, sensação de peso e falta de movimento.
O cabelo oleoso não sofre tanto com problema de frizz, mas ele tem maior predisposição para o aparecimento de caspa, por conta da oleosidade do couro cabeludo, além de pode ter problemas com coceira e aspecto grudado. Se o seu cabelo tem algumas dessas características, é essencial começar o tratamento para combater a oleosidade excessiva dos fios.
O que causa oleosidade nos fios?
A oleosidade no cabelo pode surgir por diversos fatores, como falta de limpeza essenciais, uso de produtos em excesso no couro cabeludo, problemas hormonais ou dormir com o cabelo molhado. Por isso, é essencial observar sua rotina de cuidados capilares para entender o que pode estar ocasionando essa oleosidade excessiva.
Como deixar o cabelo menos oleoso?
Agora que você já sabe identificar as características do cabelo oleoso e entender se o seu cabelo tem excesso de oleosidade ou não, o blog Beleza Extraordinária separou 10 dicas que vão te ajudar a deixar o cabelo menos oleoso.
1. Entender a frequência de lavagem
A gente sabe que esse conselho é difícil, mas pode acreditar que faz toda diferença: lavar os cabelos com menos frequência pode te ajudar a melhorar o aspecto oleoso dos fios. Sabe por quê? Existe uma coisa chamada efeito rebote, e ela funciona assim:
Quanto mais você lava os cabelos, mais você tira a oleosidade da raiz - só que, ao mesmo tempo, o seu organismo entende que deve produzir ainda mais óleos para hidratar o couro cabeludo que está aparentemente "ressecado". Ou seja, é melhor trocar o ritual diário pelas lavagens em dias alternados. Usar o Shampoo Micelar Antiolesoidade Pure Hialurônico garante um cabelo 2x mais limpo e menos oleoso, oferecendo uma limpeza intensa para acabar com a oleosidade do cabelo, ele é ideal para alternar com o Shampoo Hidra Purificante.
2. Apostar nos shampoos antioleosidade
E na hora de lavar os cabelos, outra dica é escolher o melhor tipo de shampoo para os seus fios - que, nesse caso, seria o transparente reequilibrante. Uma boa opção é o Shampoo Hidra Purificante de L'Oreál Paris, que trata a oleosidade do couro cabeludo e tem ação hidratante por conta da combinação do ácido hialurônico com o ácido salicílico. A função dele é purificar profundamente o couro cabeludo e hidratar comprimento e pontas.
3. Evitar lavar o cabelo com água quente
Ainda na lavagem, outro cuidado bem importante é o de controlar a temperatura da água! Sabia que a água quente pode estimular a produção de óleo nas glândulas sebáceas? Isso contribui para o aumento da oleosidade no couro cabeludo e o resultado não é dos melhores nas madeixas. Sendo assim, experimente tomar mais banhos frios e mornos.
4. Pegar leve no condicionador
Além de acertar no shampoo, é preciso acertar no condicionador: aplicar esse produto um pouquinho mais denso perto da raiz não é uma boa ideia e pode pesar bastante o visual. Para fugir desse problema, deixe para usar o condicionador apenas nas pontinhas e, com cuidado, no comprimento do cabelo também. Enxágue bem e garanta que não fique nenhum resquício. Aposte no Condicionador Reidratante da linha Pure Hialurônico, que oferece ação antioleosidade e hidratante para os fios.
5. Tentar não passar muito a mão nos fios
Jogar o cabelo de um lado para o outro pode ser um jeito charmoso de estilizar as madeixas ao longo do dia, mas vale dosar o hábito. O problema é que a oleosidade presente nas mãos acaba passando para os fios e, em poucas horas, o resultado são cabelos pegajosos e com uma aparência pesada - especialmente se você tiver franjinha.
6. Evitar usar chapéus e deixar a toalha úmida nos cabelos
Sabe aquele hábito de deixar a toalha enrolada nos cabelos? E o de usar chapéus ou até bonés? Eles podem causar transpiração no couro cabeludo e piorar a situação da oleosidade nos fios, por isso, devem ser evitados. Assim que sair do banho, penteie os fios e deixe-os ao ar livre. Já quanto aos chapéus, tente pelo menos não ficar muito tempo com eles na cabeça - já vai ajudar!
7. Usar leave-in só nas pontinhas é a melhor saída
Os finalizadores - como o óleo ou leave-in - não precisam ser retirados da rotina. De qualquer forma, eles devem ser usados do jeito certo: que é sempre só nas pontinhas. Assim os fios serão hidratados na medida certa, sem contato com a raiz e sem oleosidade excessiva nas madeixas.
8. Não passar creme no couro cabeludo
Na hora de finalizar o seu cabelo é essencial evitar o contato do couro cabelo com cremes de pentear. Esse cuidado já deve ser feito com o condicionador, na hora de lavar o cabelo utilize o shampoo no couro cabeludo e o condicionador na extensão. Já na hora de finalizar, separe o cabelo em pequenas mechas e aplique o produto apenas no comprimento e pontas do cabelo, evitando o couro cabeludo.
9. Apostar em hidratação capilar
Hidratação capilar é um tratamento essencial para o cabelo oleoso. Isso porque a oleosidade dos fios podem surgir em resposta à ausência de hidratação capilar. Por isso, é essencial incluir o tratamento de hidratação capilar no cronograma capilar do cabelo oleoso. Uma boa alternativa é escolher cremes de tratamento que tem ação antioleosidade e hidratante.
A linha Elseve Pure Hialurônico foi desenvolvida para cabelos oleosos e mistos, toda linha conta com a dupla ação do ácido hialurônico e ácido salicílico, que hidratam os fios e combatem a oleosidade excessiva do cabelo. O Creme de Tratamento Reequilibrante 72h purifica o couro cabeludo e hidrata o comprimento, garantindo um tratamento de hidratação eficiente para os cabelos oleosos.
10. Cuidado com alimentação
Além dos cuidados diários com o cabelo que envolvem a escolha dos produtos corretos e evitar alguns hábitos, é essencial aliar uso com uma alimentação saudável. Isso porque a forma que nos alimentamos influencia diretamente a saúde do nosso cabelo e pele.
Por isso, consumir alimentos ricos em nutrientes, vitaminas, minerais, ativos antioxidantes e anti-inflamatórios é essencial para garantir que todas as funções do organismo funcionem perfeitamente, evitando e ajudando a tratar a oleosidade excessiva do rosto e do cabelo.